Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

TudoFácil é tema em evento sobre centrais de atendimento ao cidadão

Publicação:

TudoFácil é tema em evento sobre centrais de atendimento ao cidadão.
TudoFácil é tema em evento sobre Centrais de Atendimento ao Cidadão - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
O Portal de Serviços e Informações ao Cidadão TudoFácil Eletrônico será o case apresentado pelo Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Planejamento e Gestão, em convenção sobre tecnologia da informação, que acontece nos dias 27 e 28 de novembro, em São Paulo. O Centrais de Atendimento.Gov é um evento que vai reunir as principais centrais de relacionamento do País com o objetivo de debater as principais tendências para o setor, conhecer as mais recentes tecnologias e trocar experiências por meio de melhores práticas. É organizado pelo Instituto CONIP - Conhecimento, Inovação e Práticas de Tecnologia da Informação. A entidade é uma organização não governamental sem fins lucrativos, cujo objetivo é ser um observatório das práticas bem-sucedidas de uso da Tecnologia da Informação na gestão pública em todo o Brasil como referência de pesquisa e conhecimento. A palestra será ministrada pelo coordenador Técnico da Rede de Serviços ao Cidadão TudoFácil, do departamento de Modernização da Gestão Pública (DEGESP), Carlos Soares, no segundo dia do evento, às 14 horas, no Bourbon Convention Ibirapuera. Soares destaca que o objetivo do encontro é a troca de experiências em casos de sucessos no Brasil. “O portal hoje funciona como uma agência virtual de prestação de serviços públicos eletrônicos”. Ele lembra que na área de governo, a utilidade da internet vem aumentando muito e chegando a esferas cada vez mais diferenciadas. “Pelo Portal do TudoFácil Eletrônico os cidadãos podem acessar a maioria dos serviços e informações que antes fariam com que ele precisasse se deslocar até um órgão do Governo do Estado para seu atendimento”, salienta. Conforme destaca o coordenador do TudoFácil, o Governo do Estado decidiu reunir os principais serviços/informações neste Portal. Todos os serviços que são prestados por meio eletrônico, nesta estrutura, através do site de cada órgão do Governo, são concentrados no “Catálogo de Serviços do Governo”, base para a operação do Portal. Este Portal, afirma o palestrante, é um integrador dos serviços disponibilizados nos sites destes órgãos. “Desta forma o cidadão precisa conhecer apenas um endereço para relacionamento de serviços eletrônicos com o Governo do Estado: www.tudofacil.rs.gov.br”, orienta. A convenção terá experiências bem sucedidas em Portugal e Uruguai, nos estados, além do Rio Grande do Sul, de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Amapá, Pernambuco, Espírito Santo, Goiás e os municípios de Diadema e Barueri, no estado anfitrião.
Portal do Estado do Rio Grande do Sul