Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Titular da Sema assume presidência do conselho regional e representação global do Iclei América do Sul

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, tomou posse, nesta quinta-feira (7/3), como presidente do Conselho Regional do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade – América do Sul. Marjorie foi indicada, ainda, para representar o conselho regional em âmbito global, com atuação em decisões estratégicas e representação da organização nos fóruns internacionais.

“Essa união dos países da América do Sul é fundamental, porque temos políticas em âmbito mundial e diferenças continentais. Penso que podemos contribuir e usufruir com a experiência de todos que fazem parte deste grupo”, ressaltou a secretária, que ocupará a cadeira no triênio 2024-2027.

O comitê atua diretamente com os governos locais. O objetivo é assegurar que as políticas públicas reflitam as necessidades e as realidades de cada região. Além disso, atua na promoção e implementação de iniciativas sustentáveis concretas e de projetos de desenvolvimento urbano de baixo carbono, resilientes e centrados nas pessoas, com uma resposta coordenada frente à mudança climática e à perda de biodiversidade.

A posse aconteceu na Semana Internacional da Mulher. Marjorie será a única representante feminina a fazer parte do Comitê Executivo Regional América do Sul. 

“As mulheres são as primeiras a serem atingidas pela crise do clima e, por isso, precisam se tornar símbolos para praticar a justiça climática. A agenda do clima e da biodiversidade são emergenciais e urgentes. Organizações como o Iclei têm a responsabilidade de estarem na vanguarda, na articulação com os governos nacionais, subnacionais e organizações internacionais”, pontuou o secretário-executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

Também participaram da solenidade virtual de posse os demais representantes do Brasil eleitos, além de autoridades do Equador, Argentina e Peru.

  • Assento de Governo Regional: Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul - Brasil.
  • Assento Brasileiro: Axel Grael, prefeito de Niterói – Brasil.
  • Conselheiro Especial para a COP 30: Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém – Brasil.
  • Assento Cone Sul: Pablo Javkin, prefeito de Rosário – Argentina.
  • Assento Andino: Cristian Zamora, prefeito de Cuenca – Equador.
  • Assento Pan-Amazônico: German Chong, prefeito de Maynas – Perú.

A primeira reunião de trabalho do grupo será realizada presencialmente na cidade de Belém, no mês de abril.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul