Titular da Secom debate comunicação pública com agências da área na FGV
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A secretária de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), Vera Spolidoro, participou, na noite de terça-feira (5), de debate organizado pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) no auditório da Decision - Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Porto Alegre. A convite da Comissão Estadual da Abracom, Vera palestrou sobre Comunicação Pública e respondeu perguntas sobre as suas experiências em comunicação governamental na Prefeitura de Porto Alegre e, atualmente, como titular da Secom.
O debate foi mediado pela jornalista Karim Miskulin, com participação da diretora regional da Abracom, Martha Becker, e da coordenadora da Comissão RS da Abracom, a jornalista Balala Campos. Vera apresentou a atual estrutura da Secom, o planejamento estratégico da pasta e aprofundou algumas questões como as propostas para a Inclusão Digital no estado e a descentralização dos investimentos em comunicação.
Do mapa estratégico da Secom, construído em conjunto com a FGV, a secretária destacou a Missão da Secom: Promover uma comunicação de governo que informa, integra e liberta. A secretária frisou que o Governo do Estado está absolutamente empenhado em dialogar com a sociedade. Para que haja esse fluxo de informação e o diálogo ocorra de fato, uma das questões mais importantes é levar a banda larga a todo o RS: Tem boa parte do estado ainda às escuras em matéria de banda larga, alertou a jornalista.
A secretária lembrou que no interior do estado, os cidadãos procuram a informação primeiro nas rádios e nos jornais locais e somente depois nos veículos da capital. Por isso, estamos diversificando e descentralizando os investimentos em comunicação - tanto na distribuição das informações das ações de governo quanto nas verbas de publicidade, incluindo, de forma inovadora, os veículos regionais, segmentados, comunitários e digitais.
Segundo informou a titular da Secom, os investimentos em patrocínios também vão passar por reformulações. Antes, as verbas para apoiar um mesmo evento estavam pulverizadas, solicitadas a vários órgãos de governo. Agora, explica a secretária, um grupo irá analisar os diversos pedidos e indicar o investimento de um órgão e não de vários: A idéia é tornar forte a presença do Estado como patrocinador, sem pulverizar esse apoio financeiro.
Balala Campos perguntou se há incidência da Secom nas ações de governo e influência na aceitação dessas ações, como na aprovação do Plano de Desenvolvimento pela Assembleia Legislativa. Havia alguma pressa inicial na comunicação do Plano, disse Vera, mas a melhor solução foi a divulgação aos poucos, de forma direcionada, e nisso a Secom teve incidência.
Já Ricardo Bueno, jornalista empresarial, questionou a posição da titular da Secom com relação ao confronto do vermelho contra o azul, do petista e do anti-PT, dualismo característico do gaúcho. Para a secretária, o dualismo tende a terminar e essa política de mudar a relação do governo com a sociedade está clara, por exemplo, nos diversos segmentos e opiniões expressos na composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS (CDES). O Conselhão é um belo exemplo disso.
Estiveram presentes ao debate a diretora de Políticas Públicas da Secom, Cláudia Cardoso, o presidente do sindicato dos jornalistas do RS, José Nunes, além de professores de comunicação, estudantes e jornalistas.
Texto e foto: Carla Kunze
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305