Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Teste do Pezinho é tema de evento no Dia Nacional da Triagem Neonatal na terça (6)

As palestras abordarão a importância do teste para o diagnóstico precoce de doenças graves em recém-nascidos

Publicação:

Iluminação lilás   teste do pezinho   Piratini 2021
Nos últimos anos, como em 2021, o Piratini é iluminado de lilás para chamar a atenção sobre a importância do Teste do Pezinho - Foto: Gustavo Mansur/Arquivo Secom

No Dia Nacional da Triagem Neonatal, 6 de junho, será realizado no auditório do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, das 13h30 às 17h, o evento: A importância do diagnóstico precoce através do Teste do Pezinho. A programação inclui palestras de especialistas e representantes de associações de usuários. O evento é promovido pela Secretaria da Saúde e pela Prefeitura de Porto Alegre. 

O teste do pezinho pode detectar seis doenças graves: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. A triagem da toxoplamose congênita foi incorporada recentemente ao Sistema Único de Saúde e está em fase de implantação.

O diagnóstico precoce e o tratamento, quando iniciado rapidamente, são essenciais para diminuir a mortalidade por essas doenças e proporcionar mais qualidade de vida às crianças. Essas doenças podem evoluir para retardo mental ou óbito, se não detectadas e tratadas até 15 dias após o nascimento. Sem o exame, elas são de difícil diagnóstico, pois, muitas vezes, não apresentam sinais e sintomas no período neonatal (até 28 dias de vida).   

No Rio Grande do Sul, o Serviço de Referência em Triagem Neonatal está sediado no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. O exame é feito com coleta de gotas de sangue e deve ser realizada entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê. O teste é obrigatório pelo SUS e deve ser realizado em todos os recém-nascidos nas unidades básicas de saúde da atenção primária dos municípios, que são as portas de entrada para a Rede Estadual de Atenção ao Indivíduo Portador de Doenças Raras. 

Junho Lilás 

Para chamar a atenção da população para a importância do Teste do Pezinho, diversos prédios da Capital serão iluminados com a cor Lilás, entre eles o Palácio Piratini, o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa e a loja Lebes. A cor lilás foi escolhida para representar a tranquilidade e a transformação.   

Em 6 de junho também é comemorada a implantação do Programa Nacional de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, e do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul, ambos celebrando, este ano, 22 anos de existência. 

Texto: Ascom SES
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul