Territórios de Paz integram ações de governo para redução das taxas de homicídios
Publicação:

O RS na Paz realizou uma série de cursos e atividades culturais durante 2013. O objetivo é reduzir, no longo prazo, as taxas de homicídios nos Territórios de Paz dos bairros Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Santa Tereza e Restinga, em Porto Alegre.
Conforme o coordenador dos Territórios de Paz, Robério Correa, este ano representou a consolidação do trabalho, com a integração das ações de governo. Hoje temos agentes permanentes do Governo do Estado em cada um dos territórios, que auxiliam o acesso da população aos serviços governamentais, como saúde, assistência social e educação, disse.
Ele explica que os Territórios de Paz começaram em novembro de 2011 nos quatro bairros com as maiores taxas de homicídios da Capital gaúcha. Respeitando as peculiaridades de cada bairro, conseguimos atingir em 2013 a essência do programa, que é fazer o estado chegar a esses locais e auxiliar os moradores em encontrar oportunidades, afirma o coordenador.
Para tanto, vários cursos foram oferecidos nas comunidades, todos com grande aceitação e com pessoas em espera pela abertura de novas turmas. Em outubro, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, comentou a importância dos cursos para o sucesso dos Territórios de Paz. É a tese de que temos que disputar esses jovens com o tráfico. Ao dar uma oportunidade de qualificação profissional, estamos mostrando um caminho para que eles tenham uma vida de trabalho e estudo, como a maioria das pessoas de sua idade das comunidades, destacou Michels.
Os resultados também são percebidos na relação da polícia com a comunidade. Segundo Robério, em muitos bairros, os policiais já são conhecidos pelo nome e conhecem os moradores também. Em 1º de dezembro, durante o evento Cohab Só Rap, no Rubem Berta, houve a inédita participação da Banda da Brigada Militar, que foi aplaudida. Os rappers visitantes ficaram bastante surpresos, pois nunca imaginaram aquele público aplaudindo policiais, afirma Robério.
Futuro
Em 2014 o trabalho continua. Novos cursos serão disponibilizados, além de outras novidades, como o estágio no Banrisul, que terá reserva de vagas para moradores dos Territórios de Paz, levando em consideração a vulnerabilidade, a frequência e o desempenho escolar.
Está prevista, ainda, a criação dos Agentes da Leitura, que consiste na doação de livros a 35 famílias, sendo que um jovem de cada uma dessas famílias receberá uma bolsa-auxílio de 300 reais por mês, do Ministério da Cultura, e uma bicicleta para incentivar o hábito da leitura porta a porta na comunidade.
Confira abaixo os principais cursos e eventos do RS na Paz realizados em 2013:
Aluno Cidadão: Trabalho realizado nos quatro Territórios de Paz, com a Brigada Militar. Beneficiou 1.300 alunos de 5º ao 9º ano. Os professores são treinados para repassar em sala de aula noções de cidadania e abordar temas como violência no trânsito, racismo, violência contra a mulher, entre outros. Há ainda o Aluno Cidadão CEEE, para o Ensino Médio, que além de cidadania, aborda técnicas administrativas, já visando na qualificação profissional. O Aluno Cidadão CEEE beneficiou, por enquanto, 15 alunos da Restinga e 20 Lomba do Pinheiro, e deve ampliar o trabalho em 2014 com Santa Tereza e Rubem Berta.
Mulheres Mil: Programa em conjunto com o Ministério da Educação que beneficiou 70 mulheres da Lomba do Pinheiro e 50 mulheres da Restiga. Auxilia na formação profissional e encaminha ao mercado de trabalho. Em uma parceria com o Hospital Conceição, algumas mulheres serão contratadas para a atividade de higienizadoras, outras serão contratadas pelo Hospital Moinhos de Vento, a partir de 2014.
Cursos Pronatec: os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecidos dentro dos Territórios de Paz, focaram em três áreas: gastronomia, construção civil, e informática. Beneficiaram 130 pessoas em 2013, e devem ser ampliados em 2014, no momento há fila de espera pela abertura de novas turmas. Destaque para o curso de construção civil, que reserva algumas das vagas para egressos do sistema prisional, foram beneficiados 11 egressos na Lomba do Pinheiro e seis no Rubem Berta. A Celulose Riograndense se comprometeu a absorver a mão de obra destes cursos, conforme o desempenho dos alunos.
Feira Fora da Feira: Durante os finais de semana da Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro, foi realizada doação de livros e atividades culturais, aos sábados, e visita das comunidades à Feira do Livro, aos domingos.
Polícia Amiga da Escola: Reúne polícias Civil e Militar para realização de atividades educativas e lúdicas, em uma praça da comunidade. Já foi realizado em Santa Tereza e Lomba do Pinheiro. O objetivo principal é integrar a polícia com a comunidade e desmitificar a idéia de polícia apenas repressora, principalmente entre as crianças.
Ocupe São Pedro: Jovens estudantes dos Territórios de Paz foram levados a conhecer o Theatro São Pedro e assistir a peça teatral Das Flor, no mês de novembro.
Cohab Só Rap: Reuniu mais de 10 mil pessoas no Rubem Berta, em 1º de dezembro, e teve participação inédita da Banda da BM.
RS Natal na Paz: Mobilizou 3,5 mil crianças e jovens dos quatro territórios de paz de Porto Alegre, no Ginásio Gigantinho, com atividades lúdicas e de cidadania.
Texto: Fábio Ritter
Foto: Divulgação SSP
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305