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Terminal da Assis Brasil será entregue à Prefeitura amanhã

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Nesta quinta-feira (02), às 10 horas, o Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e Metroplan, repassará à Prefeitura de Porto Alegre o Terminal Triângulo da Assis Brasil, uma obra do Projeto Linha Rápida. Com a entrega desta obra à população da Grande Porto Alegre o Governo do Estado está cumprindo sua parte no convênio assinado em 2001, afirmou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alceu Moreira. A obra do Terminal Triângulo teve um investimento de R$ 6.118.760, sendo que deste valor foram desembolsados pelo Governo Rigotto, R$ 5.606.045, salientou Moreira. Cabe agora à prefeitura de Porto Alegre desenvolver o projeto operacional de integração das linhas do eixo norte e nordeste. O evento será realizado no local da obra. Estão previstas as presenças do governador Germano Rigotto, o prefeito João Verle e o secretário de Habitação, Alceu Moreira. Neste convênio, o Governo do Estado ficou responsável pela construção do Terminal Triângulo e, em contrapartida, a Prefeitura de Porto Alegre, desapropriaria os imóveis necessários à implantação do corredor exclusivo na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, previsto no Projeto Linha Rápida. Desde 2003, quando a Metroplan recebeu a incumbência de coordenar este projeto, temos como objetivo integrar o sistema metropolitano de transporte coletivo e o corredor Norte e Nordeste da capital, visando melhorar a qualidade de vida dos usuários que utilizam esses sistemas, explica o diretor-superintendente da Metroplan, Nélson Lídio Nunes. De Alvorada, Cachoerinha e Gravataí atualmente se deslocam até Porto Alegre, aproximadamente 170 mil pessoas por dia. A próxima etapa do Projeto Linha Rápida será o início das obras de duplicação da avenida Baltazar de Oliveira Garcia até o Arroio Feijó, divisa entre os municípios de Porto Alegre e Alvorada. Este trecho de 5,4 quilômetros, num custo de R$ 34,7 milhões, consiste na implantação do corredor de ônibus e obras de malha viária de apoio, informa o coordenador do projeto, Erno Zimpel. As licitações foram divididas em quatro lotes, sendo que três deles já possuem empresas contratadas. Histórico Em sua concepção original, em 1996, o Projeto Linha Rápida contemplava a implantação de 33 quilômetros de corredores com faixas exclusivas, 56 estações, 7 terminais de integração, 22 quilômetros de malha viária de apoio, iluminação pública, sinalização, drenagem, arborização e paisagismo, substituição da frota, bilhetagem automática, sinalização, controles, desapropriações e demais serviços complementares. Até o momento foi realizada a construção do Terminal Mauá, a construção e ampliação de pontes sobre o Rio Gravataí e 4,8 quilômetros vias auxiliares em Alvorada, a construção da ponte sobre o rio Gravataí e a ampliação da ponte sobre o Arroio Feijó. A primeira etapa da obra iniciou em 1999, no final do segundo semestre. A empresa contratada, Brita Portoalegrense, faliu. Neste período foi realizado os seguintes serviços: dois túneis (na Assis Brasil e na Baltazar de Oliveira Garcia) e a pavimentação parcial em concreto do Terminal Triângulo. A segunda etapa iniciada em maio de 2002, após a licitação da empresa SBS, contemplou a estrutura metálica e cobertura do terminal, prédios de apoio e o túnel de ligação entre as duas vias da avenida Assis Brasil.
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