Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Terceira temporada do programa infantil “Laboratório aloprado tá on” estreia na TVE

Publicação:

Um ator do programa aparece caracterizado como um cientista, trajando um jaleco de cores exageradas (amarelo, verde e roxo). Seu cabelo é vermelho e espetado, e ele usa óculos de lentes laranjas. Ele encara a câmera com olhar arguto. No fundo, aparece seu laboratório, bastante bagunçado e colorido. À esquerda, há uma tela com a logo do programa.
Série busca incentivar curiosidade das crianças - Foto: Divulgação TVE

A terceira temporada da série infantil Laboratório aloprado tá on estreia na TVE neste sábado (5/8), às 10h30. A produção gaúcha visa estimular a curiosidade e a criatividade das crianças, incentivando o interesse na pesquisa e na busca por encontrar respostas.

Na terceira temporada, com novos episódios aos sábados, o Laboratório Aloprado se adapta a novas tecnologias com a chegada de Lelé di Pasteur, uma engenheira de hardware vinda do Vale do Silício. A nova personagem vai aumentar as confusões do dia a dia no laboratório com o uso de inteligência artificial. Além disso, Biruto Galilei constrói uma máquina que permite fazer cópias de cientistas famosos. A turma conta ainda o Seu Nôra, que serve de cobaia para os testes que os Aloprengos realizam a fim de descobrir mais sobre o mundo dos humanos.

Para assistir ao programa, basta sintonizar a TVE no canal 7.1 ou acompanhar pelo streaming no site da TVE. A emissora pública é administrada pelo Departamento de Radiodifusão e Audiovisual da Secretaria de Comunicação (Secom).

Sobre a série  

O projeto “Laboratório Aloprado” surgiu em 2011, com um espaço lúdico e interativo em áreas recreativas de shoppings. Em 2012, virou espetáculo teatral e, em 2020, com a pandemia, se tornou uma série para a TV.

Nas duas temporadas anteriores foram 26 episódios exibidos pela TVE. O programa foi finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2022 na categoria “Melhor série brasileira ficção - TV aberta”.

A proposta é despertar no público – crianças em idade escolar, a partir dos 6 anos – o interesse nas questões metafísicas do viver. O roteiro apresenta vários temas que são abordados de uma forma lúdica, apostando na curiosidade do espectador para que ele descubra o prazer em brincar com o mundo ao seu redor.  

Ficha Técnica

Edição, Imagens, Direção e Roteiro Final: Edye
Supervisão de Conteúdo: Bruna Ruiz
Elenco: Edye, Jess Barcellos e Rogério Hoch
Manipulação de Bonecos: Edye e Rogério Hoch
Cenário, Figurinos e Bonecos: Entretê Produções 

Texto: Ascom TVE
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul