Tempestades com risco de granizo e rajadas de vento chegam ao RS na sexta (28)
Espera-se queda de granizo, rajadas de vento, chuva forte e raios em parte do território gaúcho
Publicação:
O avanço de uma frente fria oceânica na sexta-feira (28/11), favorece tempestades com queda de granizo, rajadas de vento, chuva forte e raios. O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC) atualizou, nesta quinta-feira (27/11), as condições do tempo para amanhã.
As instabilidades devem ocorrer na metade Leste do Rio Grande do Sul e em áreas da Costa Doce, da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), de parte dos Vales e da Serra e no Litoral Norte. As tempestades podem produzir rajadas intensas de vento acima de 90 km/h, com potencial para microexplosões.
No decorrer da madrugada de sexta, o avanço da frente fria favorece temporais isolados, com queda de granizo, chuva forte, raios e rajadas de vento no Sul do Estado. Já no final da manhã e ao longo da tarde, as tempestades ganham intensidade na Costa Doce, na RMPOA, nos Vales, na Serra, no Nordeste e no Litoral Norte, com condições para queda de granizo (que pode ser grande) e rajadas de vento intensas.
No Centro, Norte, Litoral Médio e em parte da Campanha, deve acontecer chuva moderada a pontualmente forte, acompanhada de raios, queda de granizo e rajadas de vento. Os acumulados variam entre 10 e 40 mm/dia, podendo pontualmente chegar a 50 mm/dia na Serra, na Costa Doce e no Sudeste.
A tendência é que, no sábado (29/11), o tempo fique estável em boa parte do Estado, com potencial de temporais isolados apenas no Oeste e em parte da Campanha, com acumulados entre 5 e 30 mm/dia.
Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom
