Tarso intensifica integração com províncias argentinas e estabelece agenda de cooperação
Publicação:

Uma reunião com representantes de províncias do noroeste da Argentina e do Governo do Estado, nesta sexta-feira (23), no Palácio Piratini definiu uma agenda conjunta de cooperação entre o RS e aquele país. A meta é fortalecer a integração em áreas como segurança, infraestrutura e comércio. Anfitrião do encontro, o governador Tarso Genro defendeu o estreitamento das relações com os vizinhos fronteiriços. Em maio, uma missão gaúcha visitará Corrientes, Missiones e Santa Fé.
Depois de receber integrantes de províncias argentinas para um almoço no Galpão Crioulo, o chefe do Executivo reuniu-se com os governadores de Missiones, Maurice Closs, e de Santa Fé, Antonio Bonfatti. Tarso disse que a integração concreta entre países ocorre através da iniciativa política das regiões e das cidades. A integração das pessoas, da base produtiva real, de interesses com afinidade, se dá através de contatos de trabalho como este, com essa interação entre províncias e o Estado.
Embora reconheça controvérsias comerciais entre Brasil e Argentina, Tarso explicou que as divergências não atingem o Estado. Elas têm que ser resolvidas entre os governantes nacionais. A nossa relação é uma relação concreta de intercâmbio e de interesse comum, que flui com muita rapidez e com muita capacidade de diálogo nessas reuniões, disse, acrescentando que os gaúchos têm afinidade com os parceiros vizinhos.
O assessor de Cooperação e Relações Internacionais do Executivo, Tarson Nuñez, destacou a vontade das províncias em trabalhar em áreas de interesse comum aos governos, mesmo com os conflitos comerciais entre os países, e a necessidade de ampliar o campo de cooperação. Missiones busca parcerias em áreas como turismo e infraestrutura. Santa Fé tem interesse na área de biotecnologia, energia eólica e cooperação científica e tecnológica, afirmou.
O governador de Missiones, Maurice Closs, disse que o encontro serviu para discutir temas como a construção de uma ponte e de uma usina. Falamos da possibilidade de construir uma ponte unindo Porto Xavier-San Javier. Além disso falamos sobre o tema de (usina hidrelétrica) Garabi, e disse ao governador (Tarso) sobre os problemas e dilemas que tem a nossa província com o tema de Garabi.
Já o governador de Santa Fé, Antonio Bonfatti, disse que o encontro serviu para discutir alternativas para o sistema de energia elétrica da província. Compramos energia dos sistemas conectados e depois vendemos. É necessário produzir energia com recursos renováveis, como a energia eólica. Queremos aproveitar a experiência do RS nesse setor. A agenda de cooperação iniciará na abertura da Fenasoja, em Santa Rosa, no dia 27 de abril, onde será realizado um seminário para discutir as políticas de fronteira.
Mais cedo, o vice-governador, Beto Grill, também reuniu-se com a comitiva argentina. Ele destacou que os contatos com os países do Mercosul fazem parte de uma programação que já vem sendo desenvolvida pelo Governo do Estado, por orientação do governador Tarso Genro, no sentido de estreitar as relações entre o Rio Grande do Sul e os países de fronteira.
Estamos alinhados com a politica do Governo Federal de aproximação para que esta integração fortaleça as condições de ampla competição com os demais mercados mundiais. Já avançamos bastante nas relações com o Uruguai e, agora, estamos trabalhando também no aprofundamento de relações comercias, culturais, e em todas as oportunidades que temos em conjunto com a Argentina, destacou Grill.
Texto: Felipe Bornes Samuel / Clélia Admar
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom (51)3210-4305