Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

South Summit Brazil inicia-se nesta quarta (29) e consolida o RS como polo de inovação

Governo do Estado é correalizador do evento que reunirá o ecossistema global até sexta (31)

Publicação:

Leite, Gabriel   South Summit preparativos
Leite e Gabriel conferiram, na segunda (27), os preparativos finais para a realização do South Summit no Cais Mauá - Foto: Gustavo Mansur/Secom

Não são apenas os portões do Cais Mauá que se abrem a partir das 9h desta quarta-feira (29/3). Com o início da segunda edição do South Summit Brazil (SSBR), as atenções do mundo estão voltadas para o Rio Grande do Sul. O evento reúne o ecossistema mundial de inovação e tecnologia, sendo o maior da América Latina na área. Representa um catalisador para novos negócios e parcerias, para exposição de marcas e serviços e para relacionamento entre setor público, privado, academia e startups. O governo do Estado é correalizador do SSBR pelo segundo ano consecutivo e participou desde o início das tratativas para garantir a realização da edição em solo gaúcho.

O vice-governador Gabriel Souza, que coordena o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), no qual o South Summit Brazil está inserido desde janeiro deste ano, lembra da assinatura do contrato em Madri, em 2021, que formalizou a parceria para fazer o evento na capital gaúcha.

“Eu era o presidente da Assembleia Legislativa naquele ano, quando uma comitiva liderada pelo governo do Estado foi ao South Summit Madri assinar este acordo, em conjunto com a prefeitura de Porto Alegre e a parte privada também, que é fundamental para isso”, recorda. “Temos um contrato para, além dessa, mais quatro edições.”

Para a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, o esforço do governo do Estado para fazer de Porto Alegre a “casa” do South Summit Brazil faz parte do plano para colocar o Rio Grande do Sul no mapa mundial da inovação, tornando-se uma referência na área e promovendo mais qualidade de vida para os gaúchos e gaúchas. “Em 2021 e 2022, já fomos eleitos o Estado mais inovador do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). A nossa missão é fomentar um ambiente favorável para o crescimento de startups e de tecnologia de ponta por aqui”, diz.

No ano passado, havia aproximadamente 450 investidores no South Summit Brazil, incluindo mais de 90 fundos (20 internacionais), disponibilizando uma carteira de investimentos que somaram mais de US$ 65 bilhões. Para este ano, esperam-se resultados ainda melhores, de modo a superar o sucesso da primeira edição do evento fora da Europa.

O Conselho Curador do SSBR, presidido por Simone, escolheu cuidadosamente uma programação coerente com o ecossistema internacional de inovação, aderindo às tendências recentes, respeitando a diversidade e adotando a sustentabilidade como norte. Serão mais de mais de cem fundos de investimentos, nacionais e internacionais, que podem incrementar a carteira de recursos para negócios do mundo e, em especial, da América Latina.

A edição deste ano já aponta para números superiores aos de 2022. As inscrições duplicaram e, ao todo, foram mais de 2 mil startups inscritas. Entre as 47 finalistas, 31 são brasileiras e 16 internacionais. “Recebemos pessoas do mundo inteiro, pois 44% dos países participam deste evento de alguma forma. Dos nossos speakers, mais de 10% são de outros países que vêm compartilhar suas experiências e, claro, a interface com os empresários gaúchos para aprimorar o ambiente de inovação no Estado é fundamental”, destaca o vice-governador.

Inovação em tudo

A busca por um Estado conectado com as novas tecnologias e com ferramentas que possam auxiliar na tomada de decisões para melhorar a vida dos gaúchos é pauta permanente para o governo estadual.

"A inovação toca a vida das pessoas e tem um poder enorme de transformação. O South Summit Brazil é uma oportunidade ímpar de presenciar a união do nosso ecossistema de inovação ao ecossistema europeu, acelerando empreendimentos e ampliando a visibilidade e o networking internacional. É um evento que alavanca o nosso futuro", afirma o governador Eduardo Leite.

“A inovação está no agronegócio, no campo, na cidade, na indústria, está no comércio, no serviço, no governo, na educação, na saúde, na primeira infância, na segurança pública e assim por diante. Portanto, nós queremos ser um Estado cada vez mais inovador, somos o governo da inovação”, reforça Gabriel.

SSB para todos

Com o objetivo de trabalhar inclusão e diversidade dentro do campo do empreendedorismo estimulado pelo evento, a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape) coordenará 33 ações sociais dentro do South Summit 2023.

“Essas iniciativas nos permitem explorar novos horizontes para além do Cais Mauá, abrindo caminho para inovação, criatividade, negócios e tecnologia. Estamos animados em anunciar essa série de eventos presenciais, híbridos ou digitais, destinados a todas as faixas etárias. Acreditamos que o legado mais importante será colocar o Rio Grande do Sul no mapa como um verdadeiro polo de criatividade, inovação e tecnologia”, destaca a titular da Seidape, Lisiane Lemos.

As secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), de Assistência Social (SAS), da Educação (Seduc) e de Turismo (Setur) também participarão do evento, além da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).

Dez anos de South Summit

Criado há dez anos, o South Summit é líder no ecossistema de inovação e empreendedorismo global. No Brasil, é uma correalização do governo do Rio Grande do Sul e deve ocorrer na capital gaúcha até 2027. Os direitos do evento são da empresa 4all. A primeira edição ocorreu em maio de 2022 e reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento, totalizando 40 mil contatos realizados e mais de 2,5 mil reuniões, com cerca de 8,5 mil empresas, 3,3 mil startups e 450 investidores.

Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Vitor Necchi/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul