South Summit Brazil evidencia integração entre Estados para avanço das políticas públicas de inovação no país
Gestores estaduais avaliaram estratégias, desafios e caminhos para o fortalecimento do setor em todo o país
Publicação:
As políticas públicas de inovação articuladas pelos Estados brasileiros estiveram em destaque no primeiro dia do RS Innovation Stage, palco do governo gaúcho no South Summit Brazil (SSB) 2026. Em painel mediado pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, gestores estaduais avaliaram estratégias, desafios e caminhos para o fortalecimento do setor em todo o país. O SSB, que começou nesta quarta-feira (25/3), é correalizado pelo governo do Estado e segue até sexta-feira (27/3), no Cais Mauá, em Porto Alegre.
Simone defendeu a construção de políticas coesas de inovação com abrangência nacional, pauta que foi tratada nesta semana, em Porto Alegre, durante o Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). “Essas conexões interestaduais são muito importantes pensando a lógica de país. É cada vez mais relevante discutir políticas públicas estruturadas, ainda mais em um ano decisivo politicamente como é 2026”, destacou a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict).
- Governo do Estado lança edital de R$ 8 milhões para fortalecer ambientes de inovação
- Entenda por que o Rio Grande do Sul é o número 1 em Inovação no Ranking de Competitividade dos Estados
A secretária de Ciência, Inovação e Tecnologia de Pernambuco e presidente do Consecti, Mauricelia Bezerra Vidal Montenegro, ressaltou o papel da inovação como vetor de desenvolvimento, além da necessidade de integração entre governo, academia e setor produtivo para ampliar resultados. “Nos cabe, enquanto Consecti, ajudar a construir uma política pública integrada”, afirmou. Na mesma linha, o diretor-executivo do Consecti, Alberto Filho, retomou o histórico de atuação do Fórum, reforçando a união entre todos os entes federados. “O Brasil é muito grande e precisa pensar políticas equivalentes”, disse.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará e diretora regional Nordeste do Consecti, Sandra Monteiro, citou ações locais que tornaram o Estado referência em educação. “O Ceará tem trabalhado com políticas de inovação para negócios de impacto, estimulando a formação de professores para essa área. Aliado a isso, temos um fundo para editais em setores estratégicos”, resumiu.
Texto: Édson Coltz/Ascom Sict
Edição: Secom