Solidariedade Integrada: um caminho de amor

Por Andrea Quadros Pasquini

Tudo começou no fim de 2015, quando um grupo de estagiários(as), servidores(as) e procuradores(as) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) acolheu 80 cartinhas do “Papai Noel” escritas e desenhadas pelas crianças e adolescentes da Casa Madre Giovanna (Campo da Tuca), em Porto Alegre.

Ali continham desejos, sonhos e presentes de vários corações. Era a primeira vez em uma campanha de solidariedade que todos recebiam presentes individualizados, pois normalmente realizavam sorteio com as doações recebidas e não era possível contemplar a todos.

Em 2016, o movimento na PGE cresceu e foi possível acolher 94 cartinhas ao “Papai Noel” da mesma instituição. Em 2017, começamos na Páscoa e se confeccionou artesanalmente 102 ovos de chocolates e kits de guloseimas. Ao final do ano, a ação social já tocava toda a PGE e conseguimos acolher 150 cartinhas ao “Papai Noel”, agora tanto da Casa Madre Giovanna como do Centro Integrado Monteiro Lobato (Restinga).

Em 2018, no Dia das Crianças, apoiamos a Associação de Famílias em Solidariedade da Vila Bom Jesus (Afaso) quando levamos material escolar, itens de higiene, lanchinhos e 98 kits de guloseimas. Para a Casa Madre Giovanna, contratamos cinco recreacionistas de Empresa do ramo infantil para uma tarde de muita alegria. Para o fim do ano, acolhemos 278 cartinhas ao “Papai Noel” da Afaso, da Monteiro Lobato, da Escolinha Construindo Amanhã (Vila Jardim) e também da Casa Madre Giovanna.

Em 2019, ocorreu um arraial solidário na PGE, que arrecadou materiais escolares e agasalhos às crianças da Afaso e da Casa Madre Giovanna. Ainda em 2019, com uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e a PGE, acolhemos 440 cartinhas ao “Papai Noel” da Casa Madre Giovanna, Escola Nossa Senhora de Fátima (Vila Bom Jesus) e Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato.

As ações sociais sempre representaram um momento de união não só dos servidores, como de amigos, das famílias e de todos aqueles que se identificavam com a causa. Assim mantivemos ao longo dos anos com belas confraternizações, exceto quando fomos limitados pela pandemia, a partir de março de 2020, e as festinhas deixaram de ser permitidas.

No ano de 2020, não sabíamos se iríamos conseguir madrinhas e padrinhos em meio à pandemia, mas a adesão nos surpreendeu. Os servidores agora faziam parte de sete órgãos estaduais (SPGG, PGE, Sefaz, Stas, Sedac, Agergs e Susepe) e viabilizaram 285 cestas básicas com panetone aos funcionários terceirizados da limpeza, manutenção e vigilância do prédio do Centro Administrativo do Estado (Caff), além de contemplar 159 cartinhas ao “Papai Noel” da Casa Madre Giovanna e do Centro Integrado Infanto Juvenil Monteiro Lobato. Não teve abraço em todas as crianças, mas teve um Papai Noel feliz para tirar fotos individuais.

Aprendemos que os olhares também comunicam sorrisos e alegrias e, por vezes, transbordam em lágrimas de felicidade. No ano passado, tivemos uma cena especialmente emocionante: em uma das entregas, uma menina sorridente (que conhecemos de muletas em 2017, vítima de bala perdida) entrou devagar, equilibrando-se, num ato lindo de reaprender a caminhar, agora sem as muletas. O sorriso permanecia o mesmo, mas a emoção tomou conta de todos, já que os abraços não eram possíveis, o olhar marejado representava todo o amor e admiração transmitidos naquele momento. Ela ganhou uma caixa grande com uma boneca quase do tamanho dela. Ela agarrava aquela caixa com tanta felicidade que só de lembrar me emociono...

Em 2021, nos unimos (SPGG, PGE, Sefaz, Sedac, Agergs, Susepe, BRDE, FGTAS, Serfi, Sema, Seapdr, Sel, Casa Civil e Casa Militar) no propósito da Campanha do Agasalho do Estado e o objetivo é contemplar quase 500 famílias com cestas básicas à Casa Madre Giovanna, Centro Infanto-juvenil Monteiro Lobato e ao Cantinho da Vó Georgina (Jardim Marabá), além de um grupo de funcionários terceirizados sorteados (manutenção, vigilância e limpeza). Cada pacote terá ainda um kit de guloseimas com dizeres escrito pelo grupo de voluntários para levar um pouco de amor, alegria e carinho.

A arrecadação desta campanha entre servidores ocorrerá até 11 de junho. As entregas estão previstas para final de junho.

E você? Quer caminhar conosco? Junte-se a nós, pois "O amor é bem mais contagiante!".

• Clique aqui e saiba como participar.

Diretora de Gestão de Pessoas do RS