Setur fará planejamento estratégico em parceria com a Fundação Getúlio Vargas
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A Secretaria de Turismo (Setur) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) irão trabalhar em conjunto para a elaboração de um planejamento estratégico para o setor, que inclui desde a captação de recursos junto ao Governo Federal até a criação de uma marca que identifique o Rio Grande do Sul no Brasil e no exterior. Visando desenvolver ações neste sentido, a secretária do Turismo, Abgail Pereira, recebeu, nesta quarta-feira (19), o diretor de análise de Políticas Públicas da FGV, Marco Aurélio Ruediger, além do coordenador do Núcleo de Turismo da instituição, Luiz Gustavo Barbosa.
Precisamos o mais rápido possível desse estudo, pois o nosso desafio é que o turismo contribua para o desenvolvimento econômico regional, já que hoje está longe de receber toda a demanda que merece. Temos de fazer com que o Estado deixe de ser apenas um corredor entre os países vizinhos e outras unidades da Federação, afirmou a secretária. Para Abgail, o importante agora é traçar metas que ajudem no desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental do RS.
De acordo com Ruediger, o planejamento estratégico coloca o turismo na pauta econômica e gera interesse de diversos setores da sociedade, o que ajuda e incrementar o segmento. Para o diretor, é fundamental que, neste primeiro momento, seja elaborado um plano que ajude a Secretaria a buscar verbas federais, mas que também mobilize os principais atores do turismo em prol de um único objetivo que é tornar o Rio Grande do Sul um polo turístico brasileiro. Além disso, o planejamento deve apontar uma nova organização interna da Pasta, elaborar um estudo sobre a imagem que o Estado passa aos brasileiros e a criar uma marca que represente bem as características do solo gaúcho.
Barbosa destacou que a FGV está fazendo o Plano Nacional de Turismo, que deve ser entregue em 90 dias, e neste material uma das metas é preparar o Rio Grande do Sul para a Copa de 2014. Dentro desse desafio precisamos criar uma série de programas que terão de ser colocados em prática nos próximos anos. Por isso, o planejamento estratégico é fundamental agora, avaliou. Nós estamos apostando muito nesse planejamento para podermos propor ações que realmente tenhamos condições de executar. A FGV vai nos ajudar a ordenar os nossos desejos dentro da realidade que dispomos, finalizou Abgail.