Setur atinge meta de qualificação de pessoal sete meses antes da Copa
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O Conselho Estadual do Turismo reuniu-se nesta segunda-feira (16) para assistir ao Balanço 2014 apresentado pela secretária do Turismo, Abgail Pereira, no Centro de Eventos do Hotel Plaza San Rafael, em Porto Alegre. Entre outros dados de destaque da atividade turística no Estado, figuraram o crescimento do orçamento da pasta, que dobrou em três anos, passando a R$ 40,8 milhões, e com reflexo nas ações em favor da atividade, assim como a resposta positiva da iniciativa privada.
A meta de qualificar 8 mil trabalhadores até a Copa do Mundo foi atingida em dezembro deste ano. Desde 2011, 8.898 pessoas participaram de cursos de qualificação. A legitimidade conferida pelo Conselho Estadual do Turismo, mais o trabalho da Setur-RS, induziu o desenvolvimento do setor. O momento econômico tem sido bom, mas não se cresce sem planejamento. Foi essa dinâmica virtuosa de planejamento e investimento que possibilitou aumentar o orçamento da secretaria de R$ 15,5 milhões, em 2011, para R$ 20,5 milhões, em 2012, e R$ 40,8 milhões em 2013.
Abgail explicou que 41% do orçamento foi executado, 37% está em execução, 13% estão prontos para execução e 9% em elaboração. A soma desses fatores também deu confiança à iniciativa privada, que no período construiu mais de 10 grandes hotéis e cerca de 15 grandes empreendimentos turísticos, que estabeleceu e incrementou novos voos diretos de Porto Alegre a Lima, Cidade do Panamá, Lisboa e agora Miami, quase sempre com saídas diárias.
Pronatec Copa
Em termos da qualificação de pessoal, foram 4.541 profissionais treinados via Pronatec Copa na Empresa, com um investimento de R$ 7 milhões. Houve ainda investimento de R$ 2,2 milhões (2011-12) e R$ 2,4 milhões (2013) no Sistema de Participação Popular e Cidadã. O total de profissionais qualificados desde 2011 pela Setur-RS foi 8.898. A meta até a Copa do Mundo 2014 era de 8 mil profissionais.
O setor público foi qualificado com investimento em 26 estudos de competitividade em municípios turísticos do interior, a R$ 780 mil, e em uma Rede Virtual de Governança, a R$ 150 mil. E apoio ao Planejamento para prefeituras, com R$ 110 mil, elaboração de um Observatório do Turismo, com R$ 650 mil e ações em eventos no valor de R$ 312 mil.
Marketing
Na promoção, além do primeiro Plano de Marketing e da primeira marca promocional, houve sensível volução da participação em feiras internacionais: 7 em 2011, 12 em 2012 e 17 em 2013, com investimento de R$ 1,7 milhão. Nos 3 anos houve apoio a 65 feiras e eventos em 42 municípios do RS, que é o unico estado nacional com ao menos 1 grande evento para cada semana do ano.
Em termos da infraestrutura, foi pela primeira vez captado um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o turismo gaúcho, no valor de 45 milhões de dólares. Para concretizar esta captação, já está em andamento um Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), no valor de R$ 354.415,00. Também pela primeira vez o Estado teve acesso ao Prodetur, Programa de Desenvolvimento do Turismo, que vai investir R$ 4,5 milhões em sinalização e pequenas obras de infraestrutura.
Texto e foto: Marcelo Oliveira
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305