Seminário relata experiências do Sistema Nacional de Saúde Cubano
Publicação:
O Curso de Administração: Sistemas e Serviços de Saúde da Uergs em Porto Alegre promove a 2ª edição do Seminário Vivências e Experiências em Cuba, no próximo sábado, 15 de agosto.
No seminário serão relatadas as experiências vividas por professores e estudantes da Uergs e de outras instituições durante o Curso de Atenção Primária em Saúde Pública (Ensap), do Ministério da Saúde de Cuba, que ocorreu em janeiro de 2015, e expôs os serviços, estratégias e políticas do Sistema Nacional de Saúde cubano.
De acordo com Vania Mello, docente da Uergs que coordena o seminário, as atividades desenvolvidas junto aos profissionais da Ensap, bem como aos profissionais dos serviços visitados, permitiram uma aproximação com o contexto do Sistema Nacional de Saúde cubano e uma compreensão de sua dinâmica de funcionamento para além das questões meramente técnico-científicas. “Queremos relatar algumas dessas experiências, com particular enfoque à participação social, à saúde materno-infantil, à saúde ambiental e à saúde mental”, disse.
O grupo de brasileiros que participou do curso da Ensap em Cuba é formado por docentes e acadêmicos da Uergs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Estadual de Pernambuco, e Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.
A primeira edição do Seminário foi sediada pela Ufrgs, em junho.
Serviço:
2º Seminário Vivências e Experiências em Cuba
Data: 15 de agosto de 2015
Hora: das 8h30 às 12h
Local: Auditório do Campus Central da Uergs (Av. Bento Gonçalves, 8855, Bairro Agronomia – Porto Alegre)
Inscrições online: http://goo.gl/forms/YfmQR4EfPf
Texto: Daiane de Carvalho Madruga/Uergs
Edição: Cristina Lac/CCom