Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down ocorre até dia 28

Lançamento foi realizado no Palácio Piratini na manhã desta quinta (21)

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 21/03/2019 - Governador Eduardo Leite participa da abertura oficial da 3ª Semana Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down. Fotos: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Convidados participam com o governador Leite do início da 3ª Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Foi no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (21), que ocorreu o início da 3ª Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down. Instituída pela Lei 14.866, de 2016, a programação envolve projeções de filmes, exposição fotográfica, caminhadas, atividades culturais, palestras e rodas de conversa sobre o tema. A ideia é promover esclarecimento de dúvidas e divulgar formas de inclusão. A semana de eventos termina na próxima quinta-feira (28).

O governador Eduardo Leite ressaltou a importância da programação. “Além de pensar em melhorias para quem tem síndrome de Down, também temos de trabalhar a sociedade para incluir todas as pessoas, respeitando as diferenças”, explicou, parabenizando todos que lutam pela causa.

Como forma de demonstrar o comprometimento com o tema, o governador garantiu que providenciará que o Projeto de Lei (PL) 193, de 2018, que institui a Lei Gaúcha da Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, seja retomado na Assembleia. O PL iria à votação no ano passado, mas foi arquivado devido ao encerramento do período legislativo.

Autor da Lei nº 14.866 e pai de Arthur, jovem de 12 anos com Down, o deputado estadual Eduardo Loureiro explicou que o acolhimento da sociedade é fundamental para o desenvolvimento pessoal de cada criança que nasce com a deficiência genética. “A síndrome é causada por uma alteração genética, que determina características específicas e, também, algumas limitações. Os jovens com Down, porém, têm muitas potencialidades, e podem alcançar níveis altos de desenvolvimento, desde que sejam acolhidos e estimulados de maneira apropriada”, detalhou.

O parlamentar também saudou a disposição do governo estadual em realizar o lançamento da campanha no Palácio Piratini pela primeira vez desde que foi criada.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 21/03/2019 - Governador Eduardo Leite participa da abertura oficial da 3ª Semana Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down. Fotos: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Sentado ao lado do governador Leite estava o escritor Vinícius Streda, autor do livro “Nunca Deixe de Sonhar” - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Sentado ao lado do governador, o escritor Vinícius Streda, autor do livro “Nunca Deixe de Sonhar”, mostrou que as limitações impostas pela condição genética não o impedem de alcançar os objetivos que almeja. “Assim como o governador, estou morando sozinho agora”, brincou.

O presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down, Vicente Fiorentini, comemorou as conquistas individuais de cada Down e, também, o avanço das políticas públicas de inclusão, mas reforçou que ainda é preciso investir na disseminação de informações a respeito do tema.

Neste ano, a abertura e a programação foram elaboradas e serão realizadas em conjunto entre o RS e a prefeitura de Porto Alegre. O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, reconheceu a importância do PL 193 e garantiu que o RS busca avançar em termos de políticas públicas que estimulam a inclusão. Paladini ressaltou o trabalho da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), órgão que promove a universalização de ações que garantam a equiparação de oportunidades, o acesso aos direitos constitucionais e a cidadania desse segmento populacional.

00:00:00/00:00:00

Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down é aberta no Piratini

Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down é aberta no Piratini Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul