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Seinfra discute participação do Estado nas obras para a Copa do Mundo 2014

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O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, participou de reunião realizada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, durante a manhã desta quinta-feira (15). Acompanhado de representantes da Companhia Estadual de Energia Elétrica
Seinfra discute participação do Estado nas obras para a Copa do Mundo 2014

O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, participou de reunião realizada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, durante a manhã desta quinta-feira (15). Acompanhado de representantes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Beto esclareceu aos vereadores as principais dúvidas a respeito dos projetos e obras de infraestrutura do Estado para a Copa do Mundo 2014 que beneficiam Porto Alegre.

Os projetos municipais, estaduais e federais, que visam a Copa no Brasil, estão sendo debatidos nos diferentes âmbitos da sociedade. O Governo do Estado trabalha em harmonia com o Governo Federal e municípios para auxiliar nas obras que, segundo o secretário, perpetuarão nas cidades, principalmente em Porto Alegre.

Os jogos são bonitos para quem gosta de futebol, mas o principal são os investimentos realizados, que resultarão em uma considerável melhoria na qualidade de vida dos gaúchos, destacou Albuquerque, ao afirmar que o metrô de Porto Alegre é uma das principais pautas e que o Governo do Estado tem ofertado contrapartidas como isenção fiscal para sua instalação em Porto Alegre. O Executivo Gaúcho já acenou com a renúncia de tributos em torno de R$ 350 milhões para essa obra, disse.

Quanto aos investimentos em energia, o secretário destacou que chegarão a R$ 980 milhões, distribuídos pelo Estado, nos próximos três anos. O diretor-presidente da CEEE, Sérgio Dias, anunciou que 101 obras estão programadas para o período. A Companhia busca dois financiamentos para a execução dos projetos, sendo que entraremos com a contrapartida de 40%, explicou Dias. Beto disse, ainda, que está prevista a instalação de uma subestação de energia ao lado do Estádio da Beira-Rio, num valor de U$ 300 milhões. Segundo ele, basta a liberação, por parte da prefeitura da Capital, de uma licença de liberação da área.

Beto também defendeu a necessidade de rever a lei que limita a existência de torres e antenas para transmissão de dados. Precisa ser revista com urgência e para isto sim quero contar com o apoio dos vereadores de Porto Alegre, enfatizou o secretário alertando para o fato de que poderá comprometer as transmissões de informações pela imprensa durante os eventos da Copa 2014 e os próprios turistas, que necessitam de tecnologia para utilizarem seus aparelhos, alertou. O vereador Airto Ferronato, mediador da reunião, disse que a Câmara já reiniciou esta discussão visando grandes eventos, como o de 2014.

O Porto de Porto Alegre foi destacado por Albuquerque, que falou da parceria com o Governo Federal para o balizamento da hidrovia, que permitirá a navegação noturna entre Rio Grande-Porto Alegre, além da construção do terminal internacional de passageiros, que dialogará com a rodoviária da Capital e o Trensurb. Estes investimentos, junto ao calado atual que temos na hidrovia, permitirão receber 70% dos navios turísticos até a Copa 2014, comemorou Beto. Já o superintendente da SPH, Vanderlan Vasconcelos, destacou a redução do tempo de 18 horas para nove horas na travessia pela hidrovia Rio Grande-Porto Alegre.

A nova ponte do Guaíba é considerada por Albuquerque como o pior gargalo para o Rio Grande do Sul, pois se tranca em cima, a Capital fica 220 quilômetros mais longe de Pelotas e se tranca em baixo, o Estado fica sem gás e combustíveis. A atual ponte fica cerca de 30 dias por ano paralisada, considerando o número de içamentos, o que gera grande perda econômica e muito atraso, porque o custo de não se fazer esta obra chega a R$ 200 milhões por ano, explicou o secretário, ao dizer que a sua posição é que se escolha a solução de menor prazo.

Em relação a rodoviária de Porto Alegre, o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Saul Sastre, afirmou que o processo está em andamento para, posteriormente, encaminhar para licitação. Estamos buscando referências, como as rodoviárias de Campinas e Rio de Janeiro, para que possamos criar um modelo que contribua para o sucesso da Copa do Mundo em Porto Alegre, disse Sastre.

A reunião, promovida pelas comissões especiais de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014 e Análise e Propostas de Viabilidade do Metrô em Porto Alegre, da Câmara Municipal da Capital, teve a participação dos vereadores Airto Ferronato, Nelcir Tessaro, Paulinho Rubem Berta, Dr. Raul Torelly, Mauro Pinheiro, Aldacir Olibini, Carlos Todeschini, Reginaldo Pujol e Maria Celeste, além de diversas autoridades ligadas aos temas propostos para a reunião.

Com Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre

Texto e foto: Tafael Medeiros
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

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