Secretário da Fazenda participa, nesta quarta, de entrega de proposta de reforma tributária

Posse do secretário da Fazenda Marco Aurélio Cardoso
Conforme Marco Aurelio, os secretários demonstram a apoio à criação do IVA, em substituição a tributos existentes - Foto: Dyessica Abadi / Palácio Piratini / Arquivo

O secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Marco Aurelio Cardoso, acompanha demais titulares da área dos Estados nesta quarta-feira (11/9) em agendas em Brasília. Secretários de Fazenda de todo o país elaboraram uma proposta conjunta para a reforma tributária, que será entregue aos presidentes da Câmara e do Senado.

O texto foi construído e aprovado semana passada por unanimidade no Comitê de Secretários da Fazenda (Comsefaz). O presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles, secretário estadual de Fazenda do Piauí, também estará presente aos atos, para que pontos defendidos pelos Estados sejam agregados à PEC 45, de autoria do deputado Baleia Rossi, em tramitação na Câmara.

A primeira agenda é na Câmara dos Deputados, onde o grupo será recebido, às 11h, pelo presidente da casa, deputado Rodrigo Maia. A proposta também será entregue ao presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, às 15h30.

Conforme Marco Aurelio, os secretários demonstram apoio à criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), em substituição ao ICMS, PIS, Cofins, IPI e ISS, observando os atuais patamares de receita e um grau de autonomia dos Estados na gestão do tributo. “É um momento importante e simbólico para a contribuição à uma reforma extremamente necessária ao país”, disse Marco Aurelio.

Texto: Ascom Sefaz