Secretário Vieira da Cunha visita escolas de Santa Maria
Publicação:

O secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha, esteve durante toda essa quarta-feira (21) em Santa Maria. O roteiro incluiu visita à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a quatro escolas estaduais da cidade.
A primeira reunião do dia ocorreu às 8h, com representantes do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual, para tratar do programa Ministério Público pela Educação (MPEduc). Através de audiências públicas, questionários e visitas às escolas, procuradores e promotores de Justiça vão obter um diagnóstico das condições das escolas estaduais e municipais de ensino básico.
Em seguida, Vieira se reuniu com a coordenadora Iara Druzian e a equipe diretiva da 8ª CRE. No encontro, foram debatidas as principais necessidades dos estabelecimentos de ensino da região.
Após a passagem pela coordenadoria, o grupo seguiu para o Instituto de Educação Olavo Bilac, onde Vieira anunciou que a escola é um dos cerca de 70 estabelecimentos de ensino cujos contratos com as empresas responsáveis pela elaboração dos Planos de Necessidades de Obras (PNOs) puderam ser recuperados.
"Por uma série de razões, antes do final da gestão anterior, os contratos com as empresas que iriam elaborar os projetos do PNO foram unilateralmente rescindidos. Por insistência nossa, conseguimos salvar cerca de 70 processos, e um deles é o do Instituto de Educação Olavo Bilac. Portanto, em breve teremos um projeto de reforma geral pronto e em condições para que possamos fazer a licitação. A partir daí, vamos tratar de colocar no nosso orçamento os recursos necessários para que essa obra possa ser realizada no prazo mais curto possível”, disse Vieira.
Após a visita, o secretário esteve reunido com mais de 100 professores e diretores de escolas da região, quando falou sobre a recém instituída força-tarefa para a execução de obras escolares. A medida, descrita em decreto assinado na semana passada pelo governador José Ivo Sartori, determina que as secretarias da Educação e de Obras, Habitação e Saneamento coordenem e providenciem a avaliação das condições físicas, a elaboração de projetos e a reforma das escolas estaduais.
Roteiro
No início da tarde, Vieira esteve na Escola Aberta Paulo Freire, onde foi assinado o termo de cessão de uso de máquinas de costura da Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e Cultura (Fundae). Os equipamentos serão disponibilizados, a partir de agora, aos alunos e à comunidade do bairro Passo D’Areia.
O segundo compromisso da tarde foi na Escola Augusto Ruschi. O secretário conheceu o trabalho desenvolvido pela instituição, que venceu nos anos de 2009 e 2013 o Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Ministério da Educação e pelo Conselho de Secretários de Estado da Educação (Consed).
A última agenda do dia ocorreu no Ciep Dr. Paulo Lauda, localizado na Cohab Tancredo Neves. A escola atende cerca de mil estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Texto: Roberto Witter/Seduc
Edição: Cristina Lac/Secom