Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário destaca ações da Sesampe durante abertura de estande na Festa da Uva

Publicação:

A Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) lançou seu estande nesta quinta-feira (16) durante a abertura da 29ª Festa da Uva 2012, em Caxias do Sul. Na presença da presidente Dilma Rousseff e do governador Tarso Genro,
Secretário destaca ações da Sesampe durante abertura de estande na Festa da Uva

A Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) lançou seu estande nesta quinta-feira (16) durante a abertura da 29ª Festa da Uva 2012, em Caxias do Sul. Na presença da presidente Dilma Rousseff e do governador Tarso Genro, o titular da pasta, Maurício Dziedricki, ressaltou os programas desenvolvidos. O espaço, que é conjunto com a Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande Sul (Microempa), possui mais de 650 m² e está localizado no Pavilhão 1 do Parque de Exposições. A Sesampe dará atendimento a empresários fazendo a difusão de suas ações como os Programa Gaúcho de Microcrédito, Redes de Cooperação e a Cadeia Solidária Binacional do PET.

Maurício Dziedricki disse que a economia mundial apresenta-se com substanciais alterações em suas práticas básicas e que a pasta tem o desafio de estabelecer políticas públicas que alcancem o universo de empreendedores que, muitas vezes, não encontram acesso ao crédito, não dispõem de ferramentas gerenciais que promovam a vitalidade do seu negócio ou que individualmente não acham meios de superar barreiras impostas pelo mercado.

Ao destacar a parceria com a Microempa, disse que a Sesampe busca estabelecer uma sintonia fina com o segmento das micro e pequenas empresas. Para Maurício Dziedricki, é imperativo que empreendedores, informais ou não, tenham as oportunidades afirmadas com políticas de crédito e microcrédito e patrocínio aos arranjos coletivos e produtivos para a baixa renda. Reafirmou que a ação da Sesampe contempla dois longos caminhos: cuidar das mais de 650 mil micro e pequenas empresas e investir na economia solidária, além de agregar mais de 500 mil empreendedores informais à economia.

Precisamos valorizar cada micro e pequeno empreendimento, o trabalho de tecelãs, recicladores, costureiras, cozinheiras e tantas outras experiências da área, e garantir que investimentos de todos os portes cheguem de fato à qualificação, à geração de emprego e renda, eliminando custos e encurtando distâncias.

Ações
O Programa Gaúcho de Microcrédito, que conta com a adesão das prefeituras municipais e das instituições comunitárias de crédito (ICCs), oferece uma alternativa de crédito para empreendedores com financiamentos entre R$ 300,00 e R$ 15 mil e taxas de juros de 0,64% ao mês. Podem habilitar-se aos financiamentos pessoas físicas ou jurídicas, formais ou informais, individuais ou coletivas, que não possuem acesso ao sistema de crédito convencional.

O microcrédito pode ser acessado por microempresas, empreendimentos da economia solidária, pela agricultura familiar e pelos profissionais registrados como Microempreendedores Individuais (MEI). É um programa do Governo do Estado criado pela Lei nº 13.839, de 05/12/2011, e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 48.164, de 15/07/2011, e tem a coordenação da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa. Os recursos financeiros são oriundos do Banrisul e do BNDES e garantidos pelo Fundo de Apoio à Micro Empresa, ao Microprodutor Rural e Empresa de Pequeno Porte (Funamep).

As ações que envolvem a cadeia binacional do PET também poderão ser acessadas no estande da Festa da Uva 2012. O programa visa, numa primeira fase, retirar mais de mil toneladas/mês de garrafas PET das vias públicas. Um convênio celebrado entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai prevê que a transformação do PET em flake seja realizada por empreendimentos gaúchos. Após esta fase, o material será enviado para a cooperativa uruguaia Cooperativa Industrial Maragata (Coopima) que do flake fará a fibra.

Essa fibra vai para uma cooperativa têxtil de Minas Gerais, que, a partir dela, cria o fio e envia para as cooperativas do Rio Grande do Sul, que irão, com esse tecido, confeccionar sacolas e outros produtos. Para viabilizar o programa, serão instalados cinco polos de tratamento e transformação do PET em flake nas regiões Sul, Noroeste-Colonial, Vale dos Sinos, Metropolitana e a Capital.

Informações sobre o programa Redes de Cooperação também estão disponíveis no estande. O programa destina-se a aumentar a cooperação entre empresas, gerar um ambiente estimulador ao empreendedor e fornecer suporte técnico necessário à formação, consolidação e desenvolvimento das Redes. A parceria e a cooperação entre a Sesampe a as micro e pequenas empresas também foi destacado pelo presidente da Microempa, Maurício de Lima Michelon, ao classificar a Festa da Uva como um importante evento cultural e de geração de negócios não só para o Brasil como para a América Latina.

Texto e foto: AssCom/Sesampe
Edição: Redação secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul