Secretário adjunto defende proteção a crianças e adolescentes
Publicação:

O cuidado com as crianças e adolescentes deu o tom da posse do secretário adjunto da Justiça e dos Direitos Humanos, Miguel Granato Velasquez, ocorrida nesta quinta-feira (13) no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari. Especialista na área da Infância e Juventude durante sua carreira como promotor de Justiça, Velasquez defendeu um novo olhar para nossa juventude e a aplicação efetiva do Estatuto da Criança e do Adolescente como meios de garantir avanços sociais.
A sociedade exige das crianças, a quem foi negado o direito de ser criança, um comportamento cidadão, afirmou, citando a violência e a ausência da família como fatores que impedem o pleno desenvolvimento da cidadania. Velasquez frisou a importância de investimentos no sistema sócio-educativo e a implantação dos Territórios de Paz.
Como temas que merecem especial atenção da SJDH, o secretário adjunto citou ainda o cuidado com os idosos, a garantia de políticas de igualdade racial, ações em favor das pessoas com deficiência, o atendimento às necessidades dos indígenas, o combate ao preconceito contra homossexuais, a igualdade de gênero, o fim da violência contra a mulher e a defesa do consumidor.
Para o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, é a garantia de oportunidades iguais que consolida a cidadania. Temos que enfrentar o preconceito e dizer que os direitos humanos são sim civis e políticos, mas também sociais e econômicos, afirmou Pereira. De acordo com o secretário, os Conselhos de direitos serão valorizados pela SJDH, fortalecendo o diálogo com a sociedade civil.
Presente à cerimônia, a primeira-dama Sandra Genro colocou seu gabinete à disposição para os projetos da Secretaria. Faço questão de participar porque este é um momento muito especial para o Rio Grande do Sul e o Brasil, disse Sandra. A primeira-dama adiantou que estará junto a jovens atendidos pela Fase em um projeto de fotografia.
Ao final da cerimônia, adolescentes da Fase entregaram ao novo secretário adjunto e aos demais integrantes da mesa lembranças produzidas na instituição. Participaram da solenidade, além da primeira-dama e do Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, o Secretário da Segurança, Airton Michels, a prefeita em exercício de Porto Alegre, Sofia Cavedon, a Procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, autoridades da Segurança e do Ministério Público.