Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretária de Planejamento será palestrante em universidades chinesas

Intercâmbio acadêmico abordará relações bilaterais com o Brasil

Publicação:

15.08.2019 - Porto Alegre RS - O governador Eduardo Leite – assim como a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, e a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos –, foi palestrante, na manhã desta quinta-feira (15/8), na capital, do 2º Fó
As atividades de Leany incluem quatro palestras e participação em seminários com professores e alunos da Universidade da China - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Arquivo

A convite da Universidade de Ciências Políticas e Direito da China, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, participará de uma série de seminários e palestras para abordar as relações entre o país asiático e o Brasil. Com duração de 12 dias, o intercâmbio acadêmico também compreende atividades na Escola de Relações Internacionais e Relações Públicas, vinculada à Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, considerada uma das mais relevantes na abordagem de assuntos da política mundial.

“É um momento muito oportuno para esta troca de experiências. O mundo está num processo acelerado de mudanças e ninguém pode desconsiderar o peso estratégico da China, não só no aspecto econômico, mas também em termos de inovação e conhecimento”, destaca a secretária.

No intercâmbio, Leany pretende saber como este contexto das relações internacionais, incluindo o momento atual da política brasileira, é interpretado pelo meio acadêmico chinês.

O desembarque em Pequim será na terça-feira (22/10). O convite partiu do próprio reitor, professor Guo Shuyong. As atividades compreendem quatro palestras e participação em seminários com professores e alunos da Universidade da China. Os custos com viagem e estada serão bancados pela instituição. 

Principal parceiro comercial do Brasil, a China foi destino de 32,2% das exportações em 2018, respondendo por US$ 66,6 bilhões de um total de US$ 239,5 bilhões de vendas para o exterior. Ao mesmo tempo, as empresas estatais chinesas já lideram os investimentos externos na América Latina e, no Brasil, os principais negócios se concentram no setor energético e de transportes.

Formação

Mestre em Ciência Política e doutora em Estudos Comparativos das Américas pela Universidade de Brasília (UnB), Leany tem pós-doutorado no programa Oxford-Princeton Global Leaders. É servidora de carreira do Senado desde 1993 e professora do mestrado em Gestão Pública no Instituto de Direito Público (IDP).

Assumiu a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do RS (Seplag) em janeiro deste ano, depois de ocupar o mesmo cargo no governo do Distrito Federal (entre janeiro de 2015 a abril de 2018).

Texto: Pepo Kerschner/Ascom Seplag
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul