Secretária de Planejamento será palestrante em universidades chinesas
Intercâmbio acadêmico abordará relações bilaterais com o Brasil
Publicação:
A convite da Universidade de Ciências Políticas e Direito da China, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, participará de uma série de seminários e palestras para abordar as relações entre o país asiático e o Brasil. Com duração de 12 dias, o intercâmbio acadêmico também compreende atividades na Escola de Relações Internacionais e Relações Públicas, vinculada à Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, considerada uma das mais relevantes na abordagem de assuntos da política mundial.
“É um momento muito oportuno para esta troca de experiências. O mundo está num processo acelerado de mudanças e ninguém pode desconsiderar o peso estratégico da China, não só no aspecto econômico, mas também em termos de inovação e conhecimento”, destaca a secretária.
No intercâmbio, Leany pretende saber como este contexto das relações internacionais, incluindo o momento atual da política brasileira, é interpretado pelo meio acadêmico chinês.
O desembarque em Pequim será na terça-feira (22/10). O convite partiu do próprio reitor, professor Guo Shuyong. As atividades compreendem quatro palestras e participação em seminários com professores e alunos da Universidade da China. Os custos com viagem e estada serão bancados pela instituição.
Principal parceiro comercial do Brasil, a China foi destino de 32,2% das exportações em 2018, respondendo por US$ 66,6 bilhões de um total de US$ 239,5 bilhões de vendas para o exterior. Ao mesmo tempo, as empresas estatais chinesas já lideram os investimentos externos na América Latina e, no Brasil, os principais negócios se concentram no setor energético e de transportes.
Formação
Mestre em Ciência Política e doutora em Estudos Comparativos das Américas pela Universidade de Brasília (UnB), Leany tem pós-doutorado no programa Oxford-Princeton Global Leaders. É servidora de carreira do Senado desde 1993 e professora do mestrado em Gestão Pública no Instituto de Direito Público (IDP).
Assumiu a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do RS (Seplag) em janeiro deste ano, depois de ocupar o mesmo cargo no governo do Distrito Federal (entre janeiro de 2015 a abril de 2018).
Texto: Pepo Kerschner/Ascom Seplag
Edição: Marcelo Flach/Secom