Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria de Planejamento e TCE realizam seminário sobre avaliação de políticas públicas

Publicação:

Semana de Avaliação cartaz
- - Foto: Seplag

A importância de medir resultados e acompanhar os indicadores de programas do governo e seus impactos na sociedade. É com este objetivo que a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), realiza a partir de segunda-feira (2/9) a Semana de Avaliação – Aproximando atores para avaliação de políticas públicas do RS. Com duração de três dias, o evento contará com painéis sobre as áreas de educação, saúde básica, assistência social, segurança e desenvolvimento econômico.

“É importante aperfeiçoar nossas avaliações sobre as políticas públicas, para que o gestor tome suas decisões sempre com base em evidências”, destaca a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos. Ela salienta que, diante da escassez de recursos por conta da crise fiscal que o Estado atravessa, torna-se indispensável medir os resultados para alcançar maior eficiência dos programas.

A abertura da Semana de Avaliação ocorre às 9h, no auditório do TCE, com a conferência do economista Naércio Menezes Filho. Como coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper, o palestrante também integra o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). Ainda na parte da manhã de segunda-feira, haverá o primeiro painel sobre pesquisas e metodologias de avaliação na área da educação.

À tarde, estarão em pauta a avaliação de impactos no desenvolvimento econômico de projetos na área de inovação e da política de resíduos sólidos. Os debates previstos para terça-feira (3/9) também ocorrem no auditório do TCE.

Já na quarta-feira (4/9), dia de encerramento do seminário, as atividades ocorrem no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital. Para a palestra de abertura estão convidados o economista e executivo da Direção de Avaliação de Impacto e Aprendizagem de Políticas, da Corporação Andina de Fomento (CAF), Eduardo Fagre, e do coordenador de campo do Banco Mundial/Bird, Rafael Dantas. O evento conta com o apoio da Assembleia Legislativa, da Subsecretaria do Tesouro do Estado e de universidades.

Clique aqui para acessar a programação completa do evento. 

Texto: Ascom Seplag
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul