Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria de Obras promove painel sobre metodologia BIM

Publicação:

reunião SGGE SOP bim
A metodologia BIM contribui para aprimorar o modo como as edificações são planejadas, projetadas e concluídas - Foto: Saul Teixeira / Ascom SOP

O futuro da construção foi tema do painel BIM Gov – Aplicação e vantagem da metodologia em obras públicas, evento voltado para gestores de diversas secretarias, realizado na tarde de quinta (3/10), na Sala de Governança do Estado, com promoção da Secretaria de Obras e Habitação (SOP) e apoio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE).

A metodologia BIM, sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, começa com a criação de um modelo de projeto 3D inteligente usado para facilitar as tarefas de coordenação, simulação e visualização. Além disso, contribui para aprimorar o modo como as edificações e a infraestrutura são planejadas, projetadas, concluídas e gerenciadas.

O governo do Estado, via SOP, tem como objetivo capacitar seu corpo técnico e de demais secretarias que desenvolvam projetos para a nova metodologia até o final da atual gestão. O primeiro passo foi a criação do LaBIM RS, laboratório de estudos de tecnologias BIM, situado no Departamento de Obras Públicas da SOP. “É um projeto prioritário da nossa gestão. Queremos preparar o poder público para o futuro da construção até 2022. Essa metodologia será fundamental para um melhor planejamento, vai colaborar muito nas rotinas das obras públicas”, afirmou o secretário da SOP, José Stédile.

A metodologia BIM está em sintonia com os propósitos do governo Eduardo Leite. É o que acredita o secretário da SGGE, Claudio Gastal. “BIM já é uma realidade. É transversal, propõem mais agilidade, transparência e um maior acompanhamento. Então, é tudo que propomos em nosso mapa estratégico. É a boa governança aplicada às obras”, disse.

A diretora do Departamento de Obras Públicas da SOP, a arquiteta Roberta Campani, acredita que o diálogo com outros Estados também é importante para solidificar essa nova cultura. “Mantemos contato constante com técnicos de outros Estados e isso nos permite uma boa troca de experiências para implementar essa metodologia no RS”, declarou.

Para Wilton Catelani, consultor e especialista em BIM, representante da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), essa metodologia se tornará padrão no mercado em pouco tempo. “Em uma grande obra, temos um universo gigantesco de informação, com envolvimento de muitas pessoas. Com o método BIM, essa gestão ficará bem mais simples e com uma margem de erro menor. Importante reconhecer o trabalho que está sendo realizado no RS. Demonstra que o Estado está atento a essa inovação na indústria”, falou.

Além de Catelani, o painel BIM GOV contou com palestras de Lorraine Santos, do LaBIM Paraná; Karoline Antunes, do LaBIM SC; e Fernando Fert, LaBIM RS.

O que é

O BIM, que consta em decreto federal nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, consiste em um processo integrado e multidisciplinar para produção de projetos, planejamento e controle de obras, com larga aplicação no setor de AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção.

Permite, através de automatizações, análises qualitativas e quantitativas mais precisas das futuras obras e a obtenção de informações mais coerentes e confiáveis em todo o ciclo de vida de um empreendimento. O uso da plataforma BIM favorece o planejamento e a gestão de projetos e obras, garantindo maior assertividade e transparência das soluções técnicas e custos empregados.

Texto: Lucas Barroso/Ascom SGGE
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul