Secretaria de Obras apoia construção de centro de excelência orizícola em Cachoeirinha
Publicação:

As adequações necessárias para a construção do Centro de Excelência em Difusão de Tecnologias Orizícolas, em Cachoeirinha, foram debatidas, nesta quarta-feira (29), na Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH). O assunto foi tratado entre o secretário Gerson Burmann e diretores do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).
Foram discutidas também as ações que podem ser executadas em conjunto com o corpo técnico da SOSH. Participaram o diretor-presidente do Instituto, Guinter Frantz, o diretor administrativo, Renato Caiaffo da Rocha, e representantes das assessorias jurídica e de engenharia. Durante os próximos dias, o Departamento de Obras da Secretaria fará uma análise do projeto e suas demandas.
O Centro de Excelência deverá ser construído na Estação Experimental do Arroz do Irga em Cachoeirinha. Estão previstas a reforma e a adaptação do complexo para ser utilizado para treinamento e capacitação de técnicos e produtores rurais dedicados à cultura orizícola na Metade Sul do Estado.
Durante a reunião, foi levantada a possibilidade de doação de uma área pertencente ao Irga para o município de Cachoeirinha, para implementação de novos empreendimentos sociais e a regularização fundiária de famílias que residem em torno do local. Um novo encontro deverá ocorrer nos próximos dias.
Participaram também o diretor-geral da SOSH, Valmor Krysczun, o diretor de Obras, Júlio Cesar Molina Diógenes, o diretor de Habitação, Eduardo Eugenio Fiorin, o secretário municipal de Habitação de Cachoeirinha, Alcides Gattini, e o diretor municipal de Habitação, Claudiomiro Paiva.
Texto: Jean Patrick Maidana/Ascom-SOSH
Edição: Rui Felten/CCom