Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Cultura realiza Encontro de Festivais de Artes Cênicas

Publicação:

Encontro Artes Cênicas 1
Profissionais de teatro, dança e circo vão falar sobre incentivos para as artes cênicas nesta quinta (11/4) e sexta (12/4) - Foto: Divulgação / Teatro de Arena / Arquivo

A sede campestre do Sesc (av. Protásio Alves, 6.220), em Porto Alegre, será palco para gestores de festivais nesta quinta-feira (11/4) e sexta-feira (12/4). Dezenas de profissionais de teatro, dança e circo vão discutir incentivos para as artes cênicas no Brasil, focado no Rio Grande do Sul, durante Encontro de Festivais de Artes Cênicas RS.

A realização é da Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), Sesc e Fecomércio-RS. Mais de 40 gestores de diferentes municípios estão inscritos. Possibilidade de inscrição pode ser informada pelo e-mail ieacen.divulga@gmail.com. A secretária Beatriz Araujo estará presente.

Na quinta-feira (11), os painéis começam às 15h. Serão destaque os temas “Artes cênicas e seus desafios para a internacionalização – rodadas de negócios nas artes cênicas”, “Indicadores e mapeamento dos festivais de teatro do Brasil” e “Modelo de gestão e modelo artístico dentro de um festival”.

Às 15h30, o diretor de Fomento da Sedac, Rafael Balle, fala sobre o incremento para as artes cênicas no país. “Serão dois dias para fazer os gestores de festivais se sentirem agentes de economia do Estado e não apenas meros realizadores de eventos", afirma Ruben Oliveira, diretor do IEACen.

Encontro Artes Cênicas 2
Empreendedorismo nas artes cênicas também está entre os temas - Foto: Divulgação / CCMQ / Arquivo

Na sexta-feira (12), o painel de abertura, às 9h, será “Palco Giratório, intercâmbio e difusão das artes cênicas”, com Jane Schöeninger, coordenadora técnica da Gerência de Cultura do Sesc-RS. “Dinâmicas sobre empreendedorismo nas artes cênicas” e “diálogos culturais” também estão na pauta.

O evento se encerra às 14h30, com eleição dos colegiados setoriais do teatro, dança e circo. A Sedac aproveita para fazer um chamamento à participação da comunidade cultural, para que esteja presente no sentido de fortalecer as entidades e definir políticas de Estado para as artes cênicas.

Texto: Rafael Varela / Ascom Sedac
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul