Secretaria da Cultura anuncia mudanças no quadro de colaboradores
Publicação:

Em webconferência realizada nesta quinta-feira (16/7), foram anunciadas mudanças no quadro da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os anúncios foram feitos pela titular da pasta, secretária Beatriz Araujo, durante reunião geral com a participação de diretores das instituições vinculadas à secretaria. A Sedac contará com dois novos colaboradores e terá alterações no organograma.
Uma das novidades é a entrada do músico e compositor César Oliveira. Adido Cultural do RS desde janeiro deste ano, César assumirá a assessoria de Culturas Populares, Tradição e Folclore, que até março deste ano estava sob o comando da professora e ex-conselheira de Cultura do Estado Maria Marques – afastada das funções por motivos de saúde.
A jornalista Carolina Anchieta também se soma ao time. Assumirá a assessoria de Diversidade – até então comandada por Gabriella Meindrad. Na primeira reunião com os novos colegas, já na condição de assessora, Carolina se mostrou animada. “Esta é uma posição que eu nunca tinha almejado. Minha formação como pessoa se deve muito à cultura de rua, mas como a arte sempre guiou meu trabalho na comunicação, espero contribuir muito com as políticas de Diversidade.”
Gabriella, que por quase um ano esteve à frente da assessoria de Diversidade, é servidora de São Vicente do Sul e mulher trans. Ingressou na Sedac em outubro de 2019, a convite da secretária Beatriz, e desenvolveu projetos de visibilidade LGBT, de valorização da mulher e coordenou a campanha de arrecadação de donativos em prol dos trabalhadores da cultura do Estado, em situação de vulnerabilidade, em decorrência da pandemia do coronavírus. A campanha está em andamento e tem como ponto de coleta a Casa de Cultura Mario Quintana. A partir de agora, Gabriella assume novos desafios: como diretora-geral e secretária adjunta.
As funções eram desempenhadas por Carmen Langaro. Jornalista com pós-graduação em Gestão de Negócios e de Pessoas (ESPM-Sul) e com larga experiência em comunicação empresarial, Carmen passará a exercer atividades na assessoria especial, com ênfase em relações públicas e ligada diretamente ao gabinete da secretária Beatriz. Também ficará responsável por pensar ações estratégicas de comunicação, contribuindo com a assessoria de imprensa.
“Fico extremamente feliz e orgulhosa de ser porta-voz destas mudanças. São alterações que vão tornar mais ágeis os processos de trabalho da secretaria. Assim como as demais colaboradoras e colaboradores, os profissionais que chegam agora são vocacionados e contribuirão com as ações de fomento à cultura em todo o Estado”, destaca Beatriz Araujo.
Currículos
César Oliveira

Natural de Itaqui, César Oliveira iniciou as atividades nos Centros de Tradição Gaúcha (CTG) na década de 1980. Foi proprietário de agência de marketing e dedicou-se a produzir e dirigir artistas e produtos fonográficos, em meados dos anos 2000. É proprietário do Estúdio Bah, em Eldorado do Sul. Em carreira solo, gravou sete CDs. Em dupla com Rogério Melo, já são 17 trabalhos e três DVDs – todos com direção artística e produção assinadas por ele mesmo. Em 2019, foi um dos idealizadores da “Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e Tradição Gaúcha”, na condição de patrono dos Festejos Farroupilhas. Em janeiro de 2020, César Oliveira foi a primeira personalidade gaúcha a receber o título de Adido Cultural do Rio Grande do Sul, concedido pelo governo do Estado. Por meio do Decreto 54.943, de 2019, o Executivo homenageia cidadãos que, pela dedicação à cultura rio-grandense, contribuem para a consolidação e preservação da identidade cultural do Estado. Também em 2020, foi um dos articuladores, junto à bancada gaúcha no Congresso Federal, para a aprovação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Mesmo ano em que foi nomeado vice-presidente de Administração e Finanças do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Carolina Anchieta

Natural de Porto Alegre, Carolina é mestranda em Design Estratégico para Inovação Social, pela Unisinos, com foco na diversidade nos processos projetuais de moda a partir do afrofuturismo, e pesquisadora do Ecossistema da Moda Sustentável. Integra o grupo de estudos “Atinuké – Pensamento de Mulheres Negras”. Faz parte do Colegiado de Artes Visuais da Sedac e desenvolve o projeto de Formação de Olhares Críticos para as Artes Cênicas, voltado para agentes negros e negras da arte, organizado pelo Festival Porto Alegre em Cena – do qual também é curadora desde 2019. Atuou como apresentadora na TV Unisinos, Canal Futura e no projeto Octo, do Grupo RBS. Ligada ao cenário hip hop e ao cenário da cultura urbana, foi fanzineira e colunista para as publicações nacionais Rap News e Rap Brasil e para a revista gaúcha Noize. Em 2017, foi editora de texto no programa Encontro com Fátima Bernardes (Rede Globo) e, em 2019, repórter da editoria de Cultura do Jornal do Almoço (RBS TV), com colaborações para o jornal Zero Hora, onde escrevia colunas sobre arte, comportamento e diversidade.
Gabriella Meindrad

Natural de São Vicente do Sul, Gabriella é acadêmica do sétimo semestre de Direito (PUCRS). É integrante do Conselho Estadual de Promoção e dos Direitos LGBT e do Conselho Estadual de Direitos da Mulher. Colaboradora externa do Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugedis), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Iffar), campus de Alegrete. Pesquisadora na área de Direito, no qual atua nos temas Constitucionalismo Contemporâneo, Gênero, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Direitos Sociais, Sexualidade e Transexualidade. Atua, desde 2017, no projeto de extensão Programa Visibilidade, que tem como objetivo abordar a temática de gênero e sexualidade, utilizando como elemento principal os transexuais na sociedade, elencando direitos fundamentais e sociais, bem como políticas públicas que promovam inclusão e cidadania.
Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Marcelo Flach/Secom