Secretaria da Agricultura intensifica combate a inseto que ataca a Acácia Negra
Publicação:
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), está intensificado os trabalhos de controle fitossanitário relativos ao inseto ‘Oncideres Spp, popularmente é conhecido como cascudo serrador. A praga ataca a Acácia Negra, cuja madeira é usada, principalmente, na produção de carvão para a queima em caldeiras. A cultura foi implantada pioneiramente no Estado, ainda em 1918, o que possibilitou ao Rio Grande do Sul tornar-se o maior produtor brasileiro da atualidade.
A grande incidência do inseto acontece nas pequenas propriedades rurais. De acordo com estimativas, o cadastro florestal da planta no Estado, somente neste tipo de estabelecimento gira em torno de 18 mil produtores. O inseto aloja-se nos galhos das árvores, derrubando-os e prejudicando o desenvolvimento e a qualidade da madeira.
Os técnicos da Seapa vêm trabalhando no controle e erradicação do vetor, mas devido à necessidade de um grande contingente de pessoal, pois as medidas fitossanitárias devem ser realizadas durante todo o ano, será necessária a ampliação do número de técnicos envolvidos.
Atualmente, está formalizada uma competência compartilhada entre a Seapa com os municípios, faltando treinamento dos técnicos locais. As datas dos cursos a serem ministrados pelos agrônomos da Secretaria estão sendo definidas pela Pasta, em conjunto com as prefeituras participantes e outras instituições parceiras. Ainda que a maioria das florestas de Acácia esteja situada nas regiões da Serra e Vale dos Sinos, há plantações em todo o Estado, como a região da Campanha. Somente em Candiota, por exemplo, existem 5 mil hectares cultivados.