Santana do Livramento recebe curso sobre projetos sociais realizado pela FDRH
Publicação:
A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), por meio da Rede Escola de Governo, iniciou mais uma ação educativa. Nessa quinta-feira (28), ocorreu o lançamento da edição especial do curso Elaboração e Gestão de Projetos Sociais para a Cultura, no município de Santana do Livramento. Oferecido pela FDRH em parceria com a Universidade Federal do Pampa e Universidade Feevale, o curso marca o encerramento da série de seminários Fronteira Cultural, realizado desde maio pela FDRH e Unipampa.
A aula inaugural, no Centro de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), reuniu alunos e representantes das parceiras envolvidas na formação. A FDRH esteve representada pela chefe da Divisão de Formação Continuada, Ana Cristina Ghisleni, e pela assessora de Tecnologia e Projetos Especiais, Cibele Lazzari.
Com 72h/aula, a extensão tratará especificamente de aspectos da área cultural dentro da abordagem do projeto social. É sempre um desafio, mesmo já tendo executado outras 34 turmas, pois a formação exige a adequação ao tema e à região. Temos notícia de vários projetos elaborados durante nossos cursos, que acontecem por todo o Estado, e que obtiveram recursos e estão efetivos. Mas o principal objetivo é pensar em como elaborar o projeto, de forma que ele seja viável, comprometido com a comunidade, sustentável e consiga se efetivar, declarou Ana Cristina Ghisleni.
Para o jornalista e guia de turismo Nereo Rodrigues Mendes, este tipo de iniciativa vai capacitar os que participaram do seminário desde o início. Este curso vai nos permitir muitas coisas, por exemplo, a procura dos investimentos necessários para desenvolver a atividade cultural da Fronteira. É uma iniciativa pioneira, que tende a nos capacitar cada vez mais. Até então, só nos foi mostrado as mais diversas ações, os mais diversos campos, mas acredito que é a partir de agora o passo inicial para realizarmos o que aprendemos, concluiu ele.
A atividade, que terá encerramento no dia 14 de dezembro, integra o programa de formação continuada da Rede Escola de Governo, Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014, que tem o propósito de preparar gestores, em diferentes áreas, para a recepção de grandes eventos. Neste aspecto, a captação de recursos federais e provenientes de emendas parlamentares, por meio da elaboração de projetos sociais, é fundamental para o sucesso de eventos de pequeno, médio e grande porte, incluindo megaeventos como a Copa 2014.
Texto e foto: Lise Aydos
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305