Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS, primeiro em inovação no Brasil

Publicação:

Por Alsones Balestrin

O Rio Grande do Sul tem muito a se orgulhar por despontar em primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, na dimensão Inovação, no ranking de competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Divulgado em setembro, o ranking avalia a performance de inovação das unidades da federação a partir de cinco indicadores: investimento público em pesquisa e desenvolvimento (P&D), pesquisa científica, patentes depositadas, bolsas de mestrado e doutorado, e empreendimentos inovadores.

Nesses cinco indicadores, o RS se destacou, resultado de trajetória de anos de investimentos, como no programa Avançar na Inovação, em que o governo do RS aplicou, nos últimos 18 meses, mais de R$ 100 milhões de recursos não reembolsáveis em diversas ações estruturantes para o ecossistema gaúcho de ciência, tecnologia e inovação.

Na produção científica, o nosso Estado produz 11,5% do total do conhecimento nacional, mesmo representando 5,4% da população brasileira. No campo acadêmico, o RS apresenta um conjunto de renomadas universidades públicas e comunitárias, que anualmente formam mais de 2 mil doutores e depositam centenas de patentes.

No que se refere aos empreendimentos inovadores e ambientes de inovação, o RS tem 16 parques tecnológicos, 43 incubadoras, oito institutos Senai de Inovação e Tecnologia, oito unidades Embrapii, além mais de mil startups e dezenas de centros de P&D de grandes empresas. Para dar visibilidade ao ecossistema de inovação, o RS também é o palco do South Summit Brazil, um evento icônico que torna a nossa capital destino para milhares de empreendedores e revela para o mundo as nossas potencialidades.

Liderar o ranking de inovação no Brasil indica que estamos no caminho certo, mas não significa que o nosso ecossistema esteja consolidado. Precisamos avançar mais para alcançar os indicadores de ciência, tecnologia e inovação de países desenvolvidos. Temos de difundir a cultura do empreendedorismo, acelerar investimentos na educação e potencializar nossa capacidade de criar startups e desenvolver empreendimentos inovadores.

Esses vetores nos conduzirão na direção de um ecossistema de inovação de classe mundial e assegurarão um futuro mais esperançoso para os nossos jovens.

Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia

Portal do Estado do Rio Grande do Sul