Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS Mais Igual vai oferecer novos cursos de qualificação profissional em Butiá

Publicação:

Secretário Flavio Helmann explicou os eixos de atuação do RS Mais Igual
Secretário Flavio Helmann explicou os eixos de atuação do RS Mais Igual - Foto: Divulgação

Dezenas de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família estiveram na tarde desta quarta-feira (24) no Ginásio Municipal Gastão Hoff, em Butiá, para conhecer os três eixos de atuação do programa RS Mais Igual, que já ajudou mais de 80 mil famílias em situação de extrema pobreza, em todo o Estado. O secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Helmann, explicou que além da transferência de renda, complementando o Bolsa Família para quem tem crianças menores de seis anos, o RS Mais Igual também proporciona maior acesso aos serviços públicos. Além disso, gera oportunidades de inclusão produtiva, proporcionando as condições necessárias para as famíias conquistarem a autonomia financeira.

"O programa oferece uma série de benefícios, mas para obtê-los é preciso manter as crianças na escola, cuidar da saúde de todos, e frequentar um dos cursos oferecidos pelo Pronatec. Por isso estamos percorrendo todo o Estado, para conhecer a realidade das famílias e saber como ajudá-las. Até o fim do ano, serão 100 mil famílilas contempladas em 474 municípios do Estado", salientou o secretário.  

Em Butiá, das 1.417 famílias cadastradas no Bolsa Família, 256 recebem o repasse do RS Mais Igual desde março deste ano, que garante uma renda mensal de R$ 100 por cada integrante do núcleo familiar. Além disso, todos os membros da família cadastrados nos programas sociais tiveram a oportunidade de participar, gratuitamente, de oito cursos oferecidos pelo Pronatec. Entre eles, auxiliar administrativo, operador de caixa, padeiro, construtor civil e outros. Mais de 200 pessoas aproveitaram a oportunidade, na cidade.

Nesta quarta (24), as famílias foram convocadas para apontar que habilidades dispõem e quais outros cursos profissionalizantes têm interesse. Para facilitar a frequência das pessoas,  o programa RS Mais Igual, em parceria com a prefeitura local, vai abrir novas turmas em locais de fácil acesso nos bairros da cidade, como igrejas e centros de convivência.

"Precisamos qualificar a mão de obra local para que estas pessoas que vivem na pobreza, possam conquistar uma vaga de emprego, recuperar a auto-estima e oferecer qualidade de vida a toda família", salientou Raul Avuha, secretário municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social. 

Na oportunidade também foram entregues, simbolicamente, pelo diretor adjunto do Detran, Denilson da Silva, a CNH social a dois moradores de Butiá. Graças a carteira de habilitação, que se não fosse oferecida gratuitamente, não teriam condições de pagá-la, Rogério Almeida de Souza melhorou de vida. De carroceiro, hoje é motorista de transporte coletivo. Ele foi sorteado duas vezes pelo Detran. Na primeira vez tirou a habilitação para dirigir veículo de passeio, e na segunda, para caminhão. Orgulhoso da conquista, contou que hoje trabalha na empresa NATS, faz o que gosta e está podendo oferecer alimentação, saúde e educação a toda família. 

Texto: Thaís Helena Baldasso
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul