RS da implementação
Publicação:
O governo Leite trilha um caminho promissor quando o assunto são os compromissos globais para mitigar as mudanças climáticas. Dados do Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado, divulgados na quinta-feira (30/10), apontam uma redução de 26,8% das emissões líquidas de Gases de Efeito Estufa (GEE) entre 2021 e 2023.
O resultado está atrelado aos compromissos assinados ao longo dos anos com instituições internacionais. Entre eles, Race to Zero e Race to Resilience, firmados na Conferência do Clima da ONU em Glasgow, na Escócia (COP 26), e que definiu o nosso propósito: neutralizar as emissões de carbono até 2050.
Os dados positivos, assim como a estratégia para atingi-los, serão levados pela comitiva gaúcha para COP30 em Belém, no Pará (COP30). Será a COP da implementação, e o Rio Grande do Sul se firma como um Estado que não apenas assina compromissos, mas os implementa.
Na pasta de projetos, divididos nos eixos mitigação e reconstrução, estão o Plano Rio Grande, um modelo de governança adaptada e resiliente; o Proclima2050, que engloba a transição energética justa para as regiões carboníferas e o hidrogênio verde; e as estratégias de descarbonização, entre outros temas.
A educação de crianças e jovens também fará parte das agendas, por meio das Escolas Resilientes, projeto coordenado pela Secretaria da Educação. O Pampa terá palco na COP30, garantindo visibilidade para esse bioma exclusivo do Estado. O financiamento climático será outro foco das agendas, em mais de dez reuniões previstas com bancos internacionais.
A COP30 será de lançamentos de importantes políticas públicas para o Rio Grande do Sul, com prioridade para os municípios gaúchos. Além disso, apresentaremos os roteiros de descarbonização de cinco cadeias produtivas agropecuárias, que irão acelerar a redução das emissões e nos permitir atingir – ou até antecipar – as metas estabelecidas.
O desenvolvimento e o compromisso climático podem caminhar juntos. Avançamos, reforçando o pilar da adaptação, que evidencia a forma como estamos reconstruindo o Estado: com governança e resiliência.
Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura