Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS assume a vice-presidência de Energia e Sustentabilidade do Fórum Nacional de Minas e Energia

Estado vai encabeçar diálogos sobre geração de energia sustentável e incentivar a troca de informações entre os membros

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Em encontro virtual da 1ª Assembleia Ordinária de 2023 do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSEME), realizado na tarde de terça-feira (23/5), o Rio Grande do Sul foi indicado para assumir a cadeira de uma das vice-presidências do Fórum. O mandato do cargo se estende pelo prazo de dois anos, com possibilidade de recondução.

A reunião teve participação de 21 Estados, representando 78% do quórum total de associados. A entidade é composta por sete vice-presidências, dentre elas, a vice-presidência de Energia e Sustentabilidade, que foi indicada para ser ocupada pelo Rio Grande do Sul, e será representada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

“Isso representa uma oportunidade de ampliar o diálogo visando à geração de energia de modo sustentável. A troca de informações e experiências de natureza técnica entre os associados também será fomentada em nossa gestão”, garantiu a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.

O FNSEME, constituído pelos secretários dos Estados como associados titulares, é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos que auxilia e organiza projetos e estudos técnicos de interesse das Secretarias de Minas e Energia dos Estados. Além disso, busca articular junto ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional diretrizes das políticas e ações da área de competência da organização e propor alterações na legislação.

Na ocasião, foram escolhidos outros cargos da composição do FNSEME: a presidência – que ficou com o Rio de Janeiro, representado pelo secretário de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal –; os representantes do Conselho Nacional de Políticas Energéticas (CNPE); os cinco representantes do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (CONCEPE); e a Secretaria Executiva.

A próxima Assembleia Ordinária está prevista para o dia 19 de junho, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília.

Texto: Felipe Martins/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul