Rotas culturais revelam histórias e riquezas de Pelotas
Publicação:

Não são apenas as receitas açucaradas que fazem de Pelotas um dos lugares mais visitados da região da Costa Doce. Conhecida como a Princesa do Sul e Capital Nacional do Doce, o município que este ano completa 200 anos, investe cada vez mais nas rotas culturais e gastronômicas, sejam elas no centro da cidade ou na praia do Laranjal, uma das mais badaladas do Litoral Sul.
A apenas 10 minutos do centro de Pelotas, a praia do Laranjal é dividida em quatro balneários (Santo Antônio, Prazeres, Valverde e Colônia de Pescadores Z-3), que oferecem tranquilidade durante as tardes, e agito para quem deseja curtir as casas noturnas. No Laranjal, à beira da Lagoa dos Patos, é possível praticar esportes náuticos como a canoagem, e no calçadão da orla, esportes e exercícios como vôlei, futevôlei e caminhadas. Em restaurantes localizados perto da Lagoa, pode-se apreciar o melhor da culinária pelotense, e na Colônia Z-3 é possível adquirir camarão fresco, com preço diferenciado e de ótima qualidade.
Caminho Farroupilha
A viagem cultural pelo município começa com o Caminho Farroupilha, um passeio náutico pelo arroio Pelotas, de onde é possível ver as casas que faziam parte do ciclo do charque, como as Charqueadas São João, Santa Rita, Boa Vista e Costa do Abolengo. A arquitetura de prédios antigos, como o parque Museu da Baronesa, também faz parte da rota cultural, possuindo peças que representam um pouco dos costumes das famílias dos barões do século XIX.
A rota colonial atrai aqueles que buscam a simplicidade do turismo rural, das belas paisagens e banhos de cachoeira. Visitar a Cascata, o camping Moinho das Pedras, a Cachoeira do Arco-Íris, o Recanto dos Coswig e a Colônia Maciel, onde está localizado o Templo das Águas, é optar por momentos de lazer e serenidade, inclusive para a prática de ioga e meditação.
Piscina de pedra
O Templo das Águas, propriedade de Marco e Marta Gottinari, possui aproximadamente sete hectares e oferece aos visitantes, hospedagem, banho de cachoeira, trilhas, labirinto de bambus, degustação de sucos, feira permanente de produtos agroecológicos e piscina de pedra com água natural. A colônia Maciel está localizada no 8º Distrito de Pelotas, a 45 km de Pelotas, com acesso pela BR 392. As visitas acontecem apenas com monitores, diariamente das 7h às 19h.
O posto de informações turísticas localizado na praia do Laranjal permanecerá na praia até o final do mês de fevereiro. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira das 13h às 19h e de sexta a domingo das 9h às 20h.
Capital Nacional do Doce
Não é por acaso que Pelotas tem tradição no cenário gastronômico. São praticamente dois séculos de aperfeiçoamento das receitas vindas da Europa com os imigrantes portugueses. O respeito pela cultura artesanal é o que garante a continuidade da qualidade. A Feira Nacional do Doce de Pelotas (Fenadoce) é o maior evento anual da região Sul do Estado, e recebe, a cada ano, milhares de visitantes. Neste ano, a feira acontece entre os dias 30 de maio e 17 de junho.
Texto: Daiane Roldão da Silva
Fotos: Camila Domingues
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305