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Rio Grande do Sul tem 236 indústrias de brinquedos

Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico aponta impacto do mercado infantil na economia gaúcha

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Card em fundo cinza, no qual está escrito Desenvolvimento Econômico ao centro, logo abaixo de um ícone formado por cinco retângulos empilhados (representando papéis ou pastas) com uma seta apontando para cima na parte superior dos retângulos e um círculo com um cifrão dentro do lado direito dos retângulos. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
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Às vésperas do Dia das Crianças, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) divulgou um levantamento que reuniu os dados mais atualizados para avaliar o impacto do mercado infantil na economia estadual. A pesquisa, elaborada pela Divisão de Inteligência de Mercado do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DIM/DPCI) da Sedec, mostra que o segmento infantil tem peso expressivo em diversos setores da indústria e dos serviços, movimentando bilhões de reais e sustentando milhares de empregos no Estado.

De acordo com o estudo, o setor de brinquedos e diversão tem apresentado crescimento constante no país, impulsionado pela retomada do consumo e pelo aumento da produção nacional. Em 2024, o faturamento brasileiro alcançou R$ 10,2 bilhões, sendo mais da metade oriunda da indústria nacional. No Rio Grande do Sul, a produção responde por cerca de R$ 498 milhões em receitas anuais e reúne 236 empresas registradas no segmento. Entre as indústrias gaúchas, estão a Dismat, em Caxias do Sul, a Brilha Natal & Maggiore, localizada em Triunfo, e a Playhouse, em Porto Alegre. O setor emprega 44 mil trabalhadores em todo o país.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, afirmou que o levantamento evidencia a amplitude do impacto econômico das atividades voltadas à infância. “O mercado infantil vai muito além das datas comemorativas. Ele envolve uma ampla rede produtiva e de serviços que movimenta a economia gaúcha o ano todo, gera emprego e renda e estimula inovação em diversos setores. Esse levantamento reforça o papel do Estado em apoiar e fortalecer cadeias produtivas estratégicas, inclusive aquelas que muitas vezes passam despercebidas, mas têm grande relevância para o desenvolvimento regional”, destacou Polo.

Moda

Outro segmento em expansão é o da moda infantil, que registrou faturamento de R$ 31,2 bilhões no Brasil em 2023. As regiões Sul e Sudeste concentram, juntas, 81,3% do total da produção brasileira. Só no Rio Grande do Sul o setor movimentou R$ 1,8 bilhão. Entre as maiores marcas locais, considerado o faturamento, estão a Canto Kids, de Julio de Castilhos; a Mundo Kids, localizada em Marau; Lili Moda Infantil, de Porto Xavier; Cinco Marias, sediada em Porto Alegre; e Pychulin, em Gravataí. De acordo com o levantamento da DIM/DPCI, a cadeia produtiva da moda representa 7,1% dos empregos formais no Estado. Também é uma característica do setor ser composto, majoritariamente, por micro e pequenas empresas no Brasil.

Alimentação

Na indústria de alimentação infantil, o aumento da procura por produtos naturais e saudáveis têm apontado tendências como o crescimento de foodtechs e startups voltadas à alimentação saudável e maior demanda por transparência nos rótulos e ingredientes naturais (“clean label”). Por outro lado, a expansão de canais de e-commerce e de assinaturas é outra tendência neste setor.

O mercado nacional de alimentação infantil movimentou R$ 5,8 bilhões em 2022, sendo que o Rio Grande do Sul responde por cerca de 8% da indústria brasileira, com faturamento estimado entre R$ 400 e R$ 500 milhões por ano. Além disso, o setor de alimentos é o maior empregador industrial do Estado, com 160 mil postos de trabalho diretos.

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior polo da indústria de alimentos no Brasil e o segmento infantil tem participação relevante nesta produção. São gerados cerca de 160 mil empregos diretos no setor, com destaque para cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado, Erechim e Pelotas. Entre as empresas gaúchas com produtos para alimentação infantil estão a Lactalis do Brasil, voltada ao mercado de laticínios e com sede em Porto Alegre; e a Bom Princípio Alimentos – geléias e pastas de frutas com uso em alimentação infantil, localizada em Tupandi.

Higiene

Outro setor importante é o de produtos de higiene infantil e home care. Entre os principais produtos desta categoria, estão:

  • fraldas descartáveis - segmento robusto com participação significativa no mercado;
  • lenços umedecidos - categoria em expansão;
  • xampus e sabonetes infantis;
  • itens como óleos, cremes e produtos de cuidados especiais.

No Brasil, o segmento de cuidados infantis cresceu 45,6% nos últimos seis anos, atingindo R$ 3,9 bilhões em 2023. Este setor abrange produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, incluindo shampoos e condicionadores infantis, sabonetes líquidos e em barra, cremes e loções hidratantes, óleos corporais, águas de colônia e perfumes infantis. Já o segmento de fraldas descartáveis faturou sozinho R$ 3,6 bilhões em 2022.

O Rio Grande do Sul abriga empresas consolidadas no setor em diferentes regiões, como Fraldasul (Fazenda Vilanova), Power Plus (Sapucaia do Sul), Baby with Love (Gravataí) e Affection (Encantado), que produzem fraldas descartáveis e outros itens de cuidados especiais.

Lazer

Os dados do levantamento também apontam o papel relevante das atividades de lazer e recreação infantil. O Rio Grande do Sul conta com 210 parques e mais de 420 casas de festa infantis registradas. O estudo aponta em média 44,4 mil postos de trabalho gerados pela atividade em 2024.

Saúde e educação

Além disso, o cuidado e o desenvolvimento das crianças também sustentam cadeias de saúde e educação, com 251 hospitais oferecendo leitos pediátricos, 3.290 médicos pediatras e 6.435 escolas de Educação Infantil, que empregam 25,9 mil professores.

Texto: Luciene Leszczynski/Ascom Sedec
Edição: Secom

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