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Rigotto e empresários discutem conclusão da Rota do Sol

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Governador Germano Rigotto durante audiência com a comissão da Rota do Sol. Presentes: Chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira, secretário dos Transportes, Alexandre Postal, secretário de Ciências e Tecnologia, Kalil Sehbe, e prefeito de Caxias do Sul, José
20050112130804dsc-6199a.jpg - Foto: Paulo Dias/Palácio Piratini
O governador Germano Rigotto e integrantes da Comissão Pró-Rota do Sol da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul - João Francisco Müller (presidente), Nelson Sbabo (coordenador), Odacir Conte e Delmar Perizzollo - reuniram-se, hoje (12) pela manhã, no Palácio Piratini, para definir um cronograma comum de execução do projeto da Rota do Sol. O circuito rodoviário, de 749,5 quilômetros, corta o Rio Grande do Sul de leste a oeste, ligando as regiões da Serra e Litoral Norte. Sexta-feira passada (7), em Terra de Areia, Rigotto entregou o trecho asfaltado de 12,4 quilômetros entre os entroncamentos da BR-101 e da Estrada do Mar (RS/389), por onde circulam, mensalmente, 14 mil veículos. A obra custou R4 8,2 milhões. O encontro serviu para mostrar que o Governo do Estado e a comissão convergem em todos os pontos de vista e que nossos objetivos são coincidentes: concluir a Rota do Sol no menor tempo possível, destacou o secretário dos Transportes, Alexandre Postal, adiantando as próximas fases do projeto: 1) Conclusão, até 20 de janeiro de 2005, do Viaduto de Aratinga - o tráfego de veículos será liberado a partir do início de fevereiro, somente aos finais de semana, e no período de Carnaval, até o término dos trabalhos nas adjacências. 2) Conclusão, até 30 de abril de 2005, do desvio de Aratinga (2.600 metros entre as localidades de Foguete e Santinha). A primeira camada asfáltica já foi aplicada em metade do trecho. 3) Conclusão, até dezembro de 2005, do Viaduto Humaitá III, na Serra do Pinto. 4) Conclusão, até dezembro de 2005, da pavimentação dos 18 quilômetros entre a Sanga da Limeira e a BR- 101. 5) Ligação da BR-101 com a estrada de Terra de Areia e Estrada do Mar, em torno de 2 quilômetros. Economia Não quisemos colocar camisa-de-força no Executivo, apenas reivindicamos o andamento da obra dentro de condições factíveis e pré-negociadas, garantiu Odacir Conte, secretário-executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e um dos coordenadores da Comissão. Para Conte, o investimento de R$ 20 milhões anunciado por Rigotto é suficiente para a conclusão dos 25 quilômetros restantes da Rota do Sol, em 2005, sem necessidade de suplementação orçamentária. O presidente da CIC de Caxias do Sul, João Francisco Müller, preferiu destacar a importância da Rota do Sol para o desenvolvimento econômico gaúcho. O governador está determinado a concluir a rodovia porque tem consciência de que vai impulsionar o turismo entre os países do Mercosul e a Serra, além de proporcionar escoamento mais rápido e barato da produção regional, disse. O financiamento da variante ambiental, composta por 4,5 quilômetros de viadutos e túneis para preservar a cobertura de Mata Atlântica ao longo da estrada e avaliado em R$ 70 milhões - através do Programa de Desenvolvimento do Turismo na Região Sul (Prodetur/Sul), subsidiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) -, também constou da pauta da audiência, da qual participaram, ainda, o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, o secretário da Ciência e Tecnologia, Kalil Sehbe, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Roberto Niederauer. Os empresários caxienses relataram os resultados obtidos por representantes da Comissão Pró-Rota do Sol que, em dezembro, mantiveram reuniões com a secretária nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Maria Luisa Leal, e com a diretora do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Suzana Dickmann, em Brasília.
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