Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Representantes da Fundação Palmares visitam comunidades quilombolas em Rosário do Sul

Publicação:

Uma equipe da Fundação Cultural Palmares, de Brasília, esteve em Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, e conheceu as comunidades quilombolas Rincão dos Negros e Rincão da Chirca. O objetivo das visitas é fazer o reconhecimento destas comunidades para, posteriormente, emitir a certidão de autorreconhecimento de comunidades remanescentes de quilombo.

A equipe da Emater/RS-Ascar de Rosário do Sul ciceroneou a comitiva na última sexta-feira (25). A certidão permite às comunidades o acesso a diversas políticas públicas, o que contribui para a melhoria de vida dessas famílias. Conforme a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Ângela Binsfeld, a visita da comitiva foi muito importante. "Atende uma demanda antiga destas comunidades, que aguardam ansiosamente pela certidão de autorreconhecimento, que lhes permitirá uma melhor qualidade de vida".

Os representantes da Fundação Cultural Palmares também participaram de uma reunião com o prefeito de Rosário do Sul, Luís Henrique Oliveira Antonello, onde apresentaram assuntos relacionados às comunidades quilombolas. As comunidades, com apoio da Emater/RS-Ascar, já haviam solicitado à fundação, em 2013, através de uma ata, o reconhecimento como remanescentes de quilombo.

Na oportunidade, as famílias expuseram suas reivindicações, demandas e as principais dificuldades. Além disso, puderam tirar dúvidas e falar sobre os direitos e as políticas públicas destinadas a este público, como o Programa Minha Casa Minha Vida, Escola Quilombola, programas na área da saúde, entre outros.

Texto: Franceli Couto
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul