Relações bilaterais dão novo foco para reativação do Mercosul
Publicação:

Um balanço dos 30 anos do processo de intercâmbio entre Brasil e Argentina, o cenário atual do Mercosul e a consolidação da integração por meio da ampliação das cooperações foram os temas do painel História e Perspectivas das Relações Bilaterais Brasil e Argentina. As exposições foram feitas pelo embaixador brasileiro José Botafogo e o diretor de Mestrado em Relações Econômicas Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires, Jorge Lucángeli, e mediada pelo deputado estadual Ibsen Pinheiro. A análise faz parte da programação da Reunião de Governadores Brasil Sul e Argentina que ocorre em Porto Alegre, nesta sexta-feira (31).
Perspectivas para o futuro
Para Lucángeli, há uma forte decisão política para o fortalecimento do processo de integração, mas para que haja avanços "é preciso propôr objetivos e metas modestas para consolidar, de fato, o mercado ampliado de livre comércio. Para isso é preciso que se levante as restrições interregionais. Não é fácil, tem que se fazer com cuidado, mas tem que ser feito para que o mercado de livre circulação de bens seja o mais amplo possível". Além de defender a redução das barreiras comerciais, o argentino defendeu o aprofundamento das negociações entre blocos econômicos.
O embaixador Botafogo afirmou que o momento é de sair do genérico e consolidar as parcerias, atuando em pontos específicos. "É necessário começar pela regulamentação dos marcos regulatórios", afirmou. Botafogo também sugeriu que setores como agropecuária, meteorologia e industrial seguissem o exemplo da energia nuclear, que há 25 anos tem pesquisadores brasileiros e argentinos trabalhando juntos.
Painelistas
Embaixador José Botafogo – representou o Brasil na Argentina, de 2002 até 2004, e foi escolhido em 2000, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, como Embaixador Especial para Assuntos do Mercosul.
Professor Jorge Lucángeli – diretor de Mestrado em Relações Econômicas Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires. Coordenou o projeto PNUD – Integração da Argentina no Mercosul.
O evento prossegue com uma reunião fechada entre os governadores, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini - sede do governo gaúcho. Desse encontro, sairá a Carta de Porto Alegre.
Texto: Cassiane Osório e Mirella Poyastro
Edição: Denise Camargo/Secom