Recursos do Pró-Social beneficiam mais 11 instituições sociais do Estado
Publicação:

Nesta quarta-feira (22/3), foram assinados os contratos com as 11 instituições, de nove municípios, habilitadas no edital do projeto Varejo Social. Os recursos de financiamento são da Secretaria de Assistência Social (SAS), via Pró-Social, com execução do Instituto Lojas Renner. Cada instituição receberá R$ 15 mil para realizar melhorias e reformas em seus empreendimentos, conforme o plano de trabalho apresentado.
O edital foi destinado a instituições que realizam venda de produtos de “segunda mão” (como bazares e brechós), como forma de captar recursos para as atividades das entidades. Além do financiamento, as instituições irão contar com capacitação e consultoria para projetos de venda que aumentem a geração de renda, por meio do programa Compra que encanta, da Renner, aplicado ao setor de varejo dos itens com os quais as entidades trabalham.
O secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, participou do ato de assinatura e ressaltou a importância do Pró-Social. “Temos capacidade de isenção para até R$ 25 milhões. Queremos mais projetos e mais entidades parceiras para estreitar a relação com a sociedade”, afirmou Fantinel. O secretário agradeceu a parceria da Renner e abordou o impacto social dos projetos que o Pró-Social recebe. “As empresas que acreditam no programa ajudam o Estado a construir uma sociedade mais justa e humana, reduzindo as desigualdades e gerando oportunidades”, destacou.
O diretor-geral do Instituto Lojas Renner, Eduardo Muller, falou do histórico de participação da entidade em projetos sociais. “É muito satisfatório retomar essa conexão com o Estado em mais um projeto, trabalhando para mudar a vida das pessoas”, ressaltou Muller.
A associação Aurora da Vida é outra instituição habilitada no edital. A representante Denise Sebe comemorou a assinatura. “Faz pouco que descobrimos o Pró-Social. É preciso destacar a qualidade do atendimento da equipe técnica. Vamos ficar atentos a todos os editais que abrirem”, afirmou Denise.
As instituições habilitadas são dos municípios de Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Sarandi e Santa Maria. A avaliação foi realizada por um júri técnico composto por representantes do Instituto Lojas Renner, Lojas Renner S.A. e da SAS. O edital é realizado pelo Programa de Incentivo à Inclusão Social (Pró-Social) e conta com a parceria do Instituto Lojas Renner S/A, além do apoio técnico do Sebrae.
Pró-Social
O Sistema de Gestão de Programas Sociais (Pró-Social RS) é o suporte do Estado do Rio Grande do Sul para a gestão integrada das ações sociais entre o terceiro setor e o poder público – federal, estadual e municipal. O programa visa ao desenvolvimento social através do aumento da capacidade de inserção social e produtiva, reduzindo-se assim a pobreza e as desigualdades sociais. Os projetos cadastrados no programa são avaliados de acordo com as regras da Lei da Solidariedade.
Texto: Maria Emilia Portella/Ascom SAS
Edição: Secom