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Recursos do Pix SOS Rio Grande do Sul chegam a mais famílias atingidas pelas enchentes

Beneficiários de Canoas, Eldorado do Sul, Santa Maria e Rio Grande já podem retirar o cartão

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Entrega do certão Pix SOS Rio Grande do Sul
Em Canoas, as entregas ocorrem durante dois dias, no Espaço Cultural do Canoas Shopping - Foto: Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS

Uma nova leva de cartões do Pix SOS Rio Grande do Sul começou a ser entregue na manhã desta segunda-feira (10/6) em Canoas, Eldorado do Sul, Santa Maria e Rio Grande. Durante dois dias de trabalho, serão distribuídos 8.314 cartões para acesso aos recursos provenientes das doações recebidas via pix. A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.

A previsão é de que cerca de 25 mil famílias em todo o Estado sejam beneficiadas na primeira etapa da distribuição dos recursos. Até sexta-feira (7/6), moradores da capital gaúcha e de outros 60 municípios já foram atendidos pelo mutirão, resultado da parceria entre o governo e a Caixa para a retirada dos cartões. 

Em Canoas, município com maior número de beneficiários (5.218 famílias), as entregas ocorrem durante dois dias, no Espaço Cultural do Canoas Shopping. Cada cartão, carregado com R$ 2 mil, pode ser utilizado na função débito para aquisição de itens conforme a necessidade das famílias. 

Cartão SOS Rio Grande do Sul
Cada cartão está carregado com R$ 2 mil, oriundos de doações - Foto: Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS

Para muitos, o valor recebido simboliza a possibilidade de começar a recuperar parte do que foi perdido na enchente. As histórias dos moradores que perderam casas, móveis e outros bens demonstram a esperança de retomar a vida cotidiana. 

Na casa de Andressa Batista, moradora do bairro Mathias Velho, a enchente causou problemas estruturais que precisam ser resolvidos para que ela possa voltar a morar no local. Andressa destacou que o valor será útil para iniciar os reparos necessários e resolver as situações mais urgentes. 

Dara Vitória Rodrigues
Moradora do bairro Rio Branco, Dara disse que o valor ajudará a comprar itens para a família - Foto: Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS

Dara Vitória Rodrigues, do bairro Rio Branco, afirmou que o dinheiro recebido será essencial para comprar itens para ela e seu filho, como fraldas e roupas, perdidas devido à enchente. Ela também ressaltou a rapidez na retirada do cartão, que ficou disponível em pouco tempo. 

Para Julio Cézar Santos, do bairro Harmonia, apesar das perdas materiais, o cartão oferece a chance de começar a reconstruir e recuperar o que foi levado pelas águas.

Julio Cézar Santos
Julio destacou que o recurso doado representa uma oportunidade para reconstrução - Foto: Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS

Henrique Vidal, também do bairro Harmonia, destacou que, mesmo sendo apenas um passo na recuperação, o benefício é uma ajuda bem-vinda. Ele planeja usar o valor para adquirir itens para casa, substituindo os que foram danificados.  

Ainda morando na casa de familiares, Carla Raquel Ubal teve que deixar o bairro Rio Branco. Segundo ela, o recurso do Pix SOS Rio Grande será útil para adquirir itens no local onde está residindo temporariamente.  

Celi Francisca de Oliveira, também moradora do Rio Branco, comentou que a distribuição dos valores recebidos por doações foi uma excelente iniciativa, que será de grande valia para os beneficiários. Ela pretende usar o dinheiro para comprar móveis e substituir os que foram perdidos.  

Celi Francisca de Oliveira
Celi pretende usar o dinheiro para substituir os móveis perdidos - Foto: Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS

Com as distribuições desta segunda e terça-feira (11/6), 18.607 famílias terão creditados os recursos do Pix SOS Rio Grande do Sul. Assim, atualmente, são R$ 37,214 milhões distribuídos para pessoas atingidas por enchentes.  

A primeira etapa de distribuição, iniciada na segunda quinzena de maio, deve ser concluída na próxima sexta-feira (14/6), alcançando as cerca de 25 mil famílias previstas no cronograma.

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

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