Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Reabertura das fronteiras terrestres do Brasil com Argentina e Uruguai ocorrerá no sábado (11)

Publicação:

Setur card
-

A tão esperada reabertura das fronteiras terrestres do Brasil com Argentina e Uruguai ocorrerá no próximo sábado (11/12). As exigências para a entrada no país por via terrestre serão o certificado de vacinação contra Covid-19 e o teste negativo do tipo RT-PCR, conforme a Portaria Interministerial 661, de 8 de dezembro. Até então, somente os brasileiros podiam ingressar nos países vizinhos.

A decisão pela reabertura foi consequência de reuniões que ocorreram na última semana durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Argentina) entre o líder do governo gaúcho na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, os deputados Luís Augusto Lara e Luiz Fernando Mainardi, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, os ministros do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o deputado federal Covatti Filho. Na ocasião, foi solicitado aos ministros que o Brasil autorizasse o mais rápido possível a reabertura das fronteiras do Brasil, em especial com Argentina e Uruguai.

O secretário Santini classifica a medida como uma vitória para o turismo. “A reabertura aumentará o fluxo de turistas no Rio Grande do Sul e, por consequência, impulsionará a economia em toda a cadeia do turismo”, projeta.

Antunes destaca os efeitos da decisão. "A reabertura terrestre das fronteiras trará, além de reciprocidade entre Brasil, Argentina e Uruguai, o reaquecimento do turismo de compras e local junto às cidades fronteiriças do Rio Grande do Sul", afirmou.

Texto: Ascom Setur
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul