Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ranolfo vistoria obras da Cadeia Pública de Porto Alegre

Revitalização do complexo se iniciou em julho e deverá ser concluída em 2023

Publicação:

CPPA 2
Ranolfo, Hauschild e major Ana Maria conferiram o andamento das obras - Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini

O governador Ranolfo Vieira Júnior vistoriou, na tarde desta sexta-feira (23/9), as obras das novas instalações da Cadeia Pública de Porto Alegre, o antigo Presídio Central, iniciadas em julho. Ao lado do secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, e da major Ana Maria Hermes, diretora da Cadeia Pública, o governador conferiu o andamento das obras. 

Dividida em duas etapas, a revitalização do complexo já mostra avanço na primeira fase, que consiste na demolição dos pavilhões D, C, C1, B1, A1 e F1, e na construção de três novos módulos integrados. Segundo Claudia Gaier,  diretora de engenharia da SJSPS, as demolições da primeira fase e a montagem das celas dos dois primeiros módulos já estão concluídas. 

A segunda fase compreende a demolição dos pavilhões F, A e B, e a construção de mais 6 novos módulos. A previsão é de que a nova Cadeia Pública seja entregue até setembro do próximo ano, totalizando nove galerias reconstruídas e 1.884 vagas qualificadas. O governo do Estado destinou R$ 116,6 milhões em recursos do Tesouro para a obra. 

“Esse lugar há muito tempo é motivo de vergonha para os gaúchos, inclusive tendo recebido uma denúncia da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Hoje vemos as obras avançando e as primeiras galerias praticamente prontas. Isso representa o início da concreta e efetiva modificação que estamos fazendo no sistema prisional gaúcho”, disse o governador. 

Logo depois, o governador sobrevoou a penitenciária de Guaíba e seguiu para Charqueadas, onde vistoriou as obras da nova penitenciária e visitou o terreno onde serão construídas celas de regime disciplinar diferenciado (RDD) na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). 

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul