Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Rotas da Inovação movimenta região de Frederico Westphalen com oficinas inéditas para crianças

Primeira edição de 2025 ocorreu na manhã desta quarta-feira (30/4)

Publicação:

Há pessoas sentadas assistindo uma palestrante. No fundo, há um banner nas cores vermelha, verde e amarela com informações.
O Rotas da Inovação é voltado ao ecossistema regional e reúne representantes da quádrupla hélice. - Foto: Jéssica Moraes/Ascom Sict

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizou a primeira edição de 2025 do projeto Rotas da Inovação na manhã desta quarta-feira (30/4), na região Produção e Norte. Em uma parceria entre o programa Educar para Inovar, da Sict, e a Central Única das Favelas – Rio Grande do Sul (Cufa-RS), pela primeira vez foi realizado o Rotas da Inovação Kids, com oficinas de aprendizagem criativa, fotografia e informática, com foco em pesquisa científica. As atividades aconteceram na cidade de Frederico Westphalen.

O secretário-adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves, celebrou o momento: “É uma alegria promovermos essa atividade e integrarmos as crianças nos nossos eventos. Um dos nossos objetivos é promover a difusão da ciência junto às crianças e isso está acontecendo aqui."

O estudante Pedro Ruan Fagundes Gonçalves, de 12 anos, estava empolgado com as atividades de jogos digitais e realidade virtual. “Eu só tinha ouvido falar sobre isso. Hoje foi a primeira vez que pude experimentar e achei muito legal”, comentou. 

Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Giusto Damo, Pedro sempre se interessou por tecnologia e encontrou no Rotas a oportunidade de viver na prática algumas experiências.

Além da Cufa-RS, o Rotas da Inovação Kids conta com a parceria da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - Núcleo Pelotas e da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen.

Encontro do ecossistema

Enquanto as crianças participavam das oficinas no segundo andar, no térreo do prédio da Cufa-RS ocorria o Rotas da Inovação voltado ao ecossistema regional. O encontro reuniu representantes da quádrupla hélice, incluindo empreendedores, acadêmicos, gestores públicos e integrantes da sociedade civil.

O secretário adjunto Mário Augusto destacou a importância de engajar a população nas iniciativas de inovação. Na sequência, o diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, apresentou o planejamento estratégico da pasta.

“Nossos projetos e programas são voltados a uma política de Estado, não só de governo. Queremos que as iniciativas desenvolvidas durem muitos anos e trabalhamos com resultados para que isso seja possível”, comentou Kirst.

A diretora de Ambientes de Inovação da Sict, Andréia Dullius, falou sobre os programas do seu departamento, com foco no Inova RS. Na sequência, a diretora adjunta de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Ana Paula Boessio, apresentou os editais do departamento, com foco nos programas TEC4B e Techfuturo.

Ainda durante a manhã, houve a premiação dos destaques de inovação local e a apresentação de iniciativas desenvolvidas na região, especialmente em agronegócio e saúde, que são as áreas estratégicas eleitas para a região. A prefeitura municipal e bancos de fomento também participaram da atividade.

A próxima edição do Rotas da Inovação está prevista para o dia 22 de maio, em Bagé, na região Fronteira Oeste e Campanha.

Texto: Jéssica Moraes/Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul