Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Praia Acessível atende veranistas com deficiência física

Publicação:

Desenvolvido no litoral gaúcho pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), o Projeto Praia Acessível atende veranistas com deficiência
Projeto Praia Acessível atende veranistas com deficiência física

Desenvolvido no litoral gaúcho pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), o Projeto Praia Acessível atende veranistas com deficiência física. Beneficiada pelo programa, Gisele Nogueira, de 30 anos, pode entrar no mar de Capão da Canoa com auxílio da cadeira anfíbia disponibilizada pelo projeto.

Gisele, que mora na Capital, utilizou duas vezes a cadeira anfíbia durante veraneio em Capão da Canoa. Participar do Praia Acessível foi excelente. Recebi toda atenção e carinho dos técnicos do projeto que se colocaram à disposição durante todo o tempo que fiquei à beira da praia naquelas oportunidades.

Ao afirmar que o projeto é fantástico, Gisele destacou a importância da iniciativa. A promoção do acesso àquilo que, mesmo quando próximo, é tão distante, como o mar, é impagável e é, muitas vezes, a única oportunidade para o cadeirante desfrutar da praia. A deficiência parece reduzida quando o muito difícil ou até o impossível torna-se possível.

Verão numa Boa
O projeto Praia Acessível da Faders faz parte do programa Verão Numa Boa do Governo do Estado. As atividades começaram no dia 21 de dezembro e se estendem até 9 de março. O atendimento ocorre de sexta a domingo, das 9h às 12h, e das 15h às 18h, na beira da praia de Capão da Canoa. Além do banho assistido, outras atividades como o Sentindo a Brisa do Mar - que oferece uma bicicleta especial que permite às pessoas com deficiência visual exercitarem-se pedalando e treinando o equilíbrio - estão disponíveis para a população.

Texto: Daniel Fagundes
Foto: Divulgação Faders
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul