Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Pescar forma mais uma turma na Corag

Publicação:

A presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Rorato Crusius representando a Governadora Yeda Crusius, durante a formatura da 3° Turma do Projeto Pescar.
Tarsila durante a formatura da 3° Turma do Projeto Pescar - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

Quatorze jovens com idades entre 16 e 20 anos receberam, na tarde desta quinta-feira (31), diplomas de auxiliares gráficos pelo Projeto Pescar desenvolvido na Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag). Depois de nove meses de aulas ministradas por funcionários voluntários da empresa, os novos profissionais foram considerados aptos para o trabalho. Esta é a terceira turma formada na unidade Corag do projeto, que funciona há mais de 30 anos em todo o país e já colocou mais de 12 mil meninos e meninas no mercado de trabalho, depois de serem qualificados dentro das próprias empresas.

A presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, participou da solenidade representando a governadora Yeda Crusius e destacou a importância de trabalhos como este desenvolvido pela Fundação Projeto Pescar em parceria com o governo do Estado. A presença de tantos familiares aqui, hoje, nos dá a noção exata da importância do apoio que estes jovens terão em casa a partir de agora. Vocês estão se formando graças ao esforço pessoal de cada um e, desta forma, mostram que decidiram não ficar parados reclamando das dificuldades, afirmou Tarsila.

Representando a secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Maria Leonor Luz Carpes, que no momento da formatura encontrava-se no Palácio Piratini participando de videoconferência com o Banco Mundial, o diretor-geral substituto da pasta, Paulo Ott, avaliou a formatura como o primeiro passo rumo à qualificação profissional destes jovens. Sigam em frente, o país precisa de pessoas como vocês, disse o diretor aos formandos.

Pouco antes da solenidade, Maria Leonor, homenageada pelos alunos, foi até a Corag e cumprimentou os formandos um a um, entregando-lhes um presente e um cartão no qual desejou sucesso aos novos profissionais do mercado gráfico. O presidente da Corag, Jorge Drumm, enfatizou a responsabilidade que o poder público e seus agentes têm no trabalho de inclusão social. O Estado passa a fazer parte da vida de todas estas pessoas, e é por isso que queremos ampliar ainda mais este projeto, lembrou Drumm.

Oradores da turma, Gerson Guilherme da Silva e Rafael Maciel falaram da importância que tem para cada um dos jovens qualificarem-se pelo Projeto Pescar. Todos nós temos algo em comum, somos objetivos e diretos naquilo que queremos alcançar, disse Gerson.

Também participaram da solenidade de formatura Rosângela Vargas, da Fundação Projeto Pescar, e o diretor industrial da Corag, Tanrac Saldanha, além do professor voluntário e paraninfo da turma, Pedro Reck Júnior.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul