Projeto Água Limpa é exemplo de integração entre sociedade e governo

A Governadora Yeda Crusius acompanhada da top model Gisele Bundchen durante solenidade de lançamento do Projeto Água Limpa, no Jardim Botânico de Porto Alegre.
Yeda Crusius e Gisele Bundchen lançam Projeto Água Limpa - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

O Projeto Água Limpa, lançado nesta segunda-feira (8), em Horizontina, com o plantio de árvores nativas, tem o governo do Estado como parceiro da iniciativa idealizada pela família Bündchen. Por intermédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), foram doadas 130 mil mudas de árvores para recomposição da mata ciliar. O projeto pretende recuperar as microbacias hidrográficas dos Lajeados Pratos e Guilherme, nos municípios de Horizontina e Tucunduva.

O termo de compromisso para o acordo foi assinado dia 5 de dezembro, na Fundação Zoobotânica, em Porto Alegre, pela governadora Yeda Crusius e os prefeitos dos dois municípios, na presença da modelo internacional Gisele Bündchen, natural de Horizontina.

Nesta quarta-feira (10), às 11 horas, no Palácio Piratini, será entregue o Prêmio Amigo da Água - instituído por decreto, em março de 2008 - a pessoas e instituições que executam projetos, ações e atitudes de uso sustentável dos recursos hídricos. A Sema e a Secretaria da Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água indicaram os nomes de dez personalidades e de três instituições que serão agraciadas neste ano.

Exemplo
Para a governadora Yeda Crusius, o projeto Água Limpa dá um excelente exemplo de integração entre a sociedade civil e o poder público. O exemplo da família Bündchen vai exatamente ao encontro dessa nova concepção sobre o agir das pessoas e instituições. É com orgulho que o governo do Estado participa do projeto vanguardista e pioneiro, que pretende fazer um mundo melhor para as atuais e futuras gerações, afirma.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, que esteve em Horizontina durante a Semana Estadual do Meio Ambiente, conheceu e valorizou a experiência, que se identifica com a proposta da Sema de preservação dos recursos hídricos. Além disso, diz o secretário, o Água Limpa está preocupado em transformar a cultura dos produtores, passando do puro extrativismo para a produção compatibilizada com a conservação e a proteção dos recursos naturais.

O Projeto Água Limpa, que abrangerá uma extensão total de 7,28 mil hectares, é uma parceria entre a sociedade civil e entidades públicas e privadas, que promoverá a preservação das nascentes dos rios e implementará ações de gestão ambiental sustentável com inclusão social.

A Sema identificou nas microbacias da área de abrangência do projeto situações de grave degradação de mata de várzea. Neste primeiro momento, serão plantadas 35 mil mudas. O programa será focado na reposição da mata ciliar, na conservação do solo, na diminuição do assoreamento, no combate à poluição hídrica e no incentivo à cultura da produção com conservação e proteção ambiental.