Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Mais Água RS é regulamentado pelo governo estadual

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Habitação Regularização Fundiária ao centro, logo abaixo de um ícone formado por um prédio ao centro, um contrato dentro de um círculo no canto inferior esquerdo e um rosto de uma pessoa sorrindo dentro de um círculo no canto inferior direito. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (22/8) a portaria que define o regulamento do programa Mais Água RS, que tem como objetivo promover o acesso à água através da perfuração de poços e implementação de redes, gerando qualidade de vida e saúde para a população do Rio Grande do Sul.

O documento estabelece os critérios necessários ao repasse de recursos para que os municípios possam perfurar poços tubulares profundos com o objetivo de atender pessoas residentes em áreas urbanas e em pequenas comunidades que não são atendidas pela rede de distribuição de concessionária local.

O próximo passo é a execução do edital de habilitação dos municípios que, em breve, será publicado pela Sehab. O valor máximo de repasse será de R$ 100 mil por município, com a contrapartida determinada pelo artigo 23 da Lei 15.982/2023 (Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024).

O acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, fundamental e universal, indispensável à vida com dignidade e reconhecido pela Organização das Nações Unidas. Esse direito é assegurado aos brasileiros pela Constituição Federal e pela Política Nacional de Recursos Hídricos. No caso do RS, há ainda a Lei 10.350/1994, que Institui o Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

“O  acesso à água e ao saneamento integra o conteúdo mínimo do direito à dignidade da pessoa humana. A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária trabalha para garantir a segurança da moradia e todo o contexto que isso engloba, como ter água disponível, por exemplo”, destaca o titular da pasta, Carlos Gomes.

Texto: Nathalie Sulzbach/Ascom Sehab
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul