Primeira UPA 24 horas do RS é inaugurada em Novo Hamburgo

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Rio Grande do Sul foi inaugurada, neste sábado (03), em Novo Hamburgo, com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni. Instalada no
Primeira UPA 24 horas do RS é inaugurada em Novo Hamburgo

Instalada no bairro Canudos, o mais populoso da cidade, a Unidade de Pronto Atendimento começa a funcionar na segunda-feira (05), para nunca mais fechar, nas palavras do ministro, com capacidade para receber até 300 pacientes por dia, em um espaço de mais de 1,2 mil metros quadrados de área construída.

O investimento supera os R$ 2,1 milhões de recursos Federais e municipais, além do repasse do Governo do Estado de R$ 375 mil para a compra de equipamentos, o que foi lembrado pelo prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, para quem os investimentos estaduais em Saúde estão aumentando. A entrega desta obra é uma demonstração de compromisso com a Saúde Pública, afirmou.

Representando o governador Tarso Genro, o secretário Ciro Simoni, elogiou a prefeitura de Novo Hamburgo pela decisão política que oportunizou a entrega da obra. O secretário classificou a qualificação da gestão como estratégica para a melhoria do atendimento em Saúde. Esta unidade tem todas as condições de oferecer um excelente atendimento, em um trabalho que vai auxiliar a diminuir a lotação das emergências hospitalares. Que outros municípios sigam este exemplo, finalizou o secretário.

Segundo o Ministério da Saúde, onde as UPAs já estão em funcionamento a necessidade do paciente buscar o atendimento em hospital foi reduzida em 96%. A unidade de Canudos contará sempre com a presença de quatro médicos, sendo dois clínicos e dois pediatras. Reforçam os trabalhos uma equipe completa de enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros servidores, totalizando 117 trabalhadores.
Guiados pelo prefeito Zimmermann e a secretária municipal de Saúde, Clarita de Souza, Padilha e Simoni conheceram a estrutura da unidade após a cerimônia. Com 12 leitos de observação, e uma base do SAMU, a UPA ainda oferece exames de laboratório, raio-X e eletrocardiograma.

Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305