Presídio de Três Passos aposta no artesanato reciclável para inclusão social de apenadas
Publicação:

O Presídio Estadual de Três Passos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vai formar apenadas do regime fechado no curso de Artesanato em Material Reciclável. A assistente social Maria de Fátima de Souza e a psicóloga Patricia Schimidt são as idealizadoras do projeto. A aulas começaram no dia 17 e finalizam nesta quinta-feira (20).
Durante os encontros, foram realizadas diversas atividades práticas com materiais recicláveis, visando à conscientização sobre a importância da reciclagem na preservação ambiental, a geração de renda, o afastamento do ócio, bem como o resgate da autoestima e do potencial criativo e produtivo das apenadas.
As atividades ocorreram nas dependências da instituição penal, tendo apoio do Conselho da Comunidade de Três Passos, Poder Judiciário local e Promotoria Pública. As aulas práticas ficaram sob a responsabilidade da professora Elisabeta Zimmermann, instrutora do Senar. O suporte técnico foi garantido pelos servidores da Susepe.
De acordo com a psicóloga Patricia Schimidt, essas ações são importantes para qualificação profissional das apenadas. Elas receberão certificado de conclusão do curso, favorecendo sua inclusão social e ampliação da renda familiar, reiteirou a profissional.
Texto e foto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305