Presidente da Fase participa de audiência pública sobre a Escola Aberta
Publicação:

O presidente da Fase, Robson Luis Zinn, participou na manhã desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de audiência pública sobre a Escola Aberta. O debate girou em torno da realocação do espaço físico da Escola Aberta, que funciona atualmente em uma parte do prédio do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), de propriedade da Fase, e que fica localizado na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. O local passará por uma ampla reforma e modernização a partir de 2017. “O prédio está com a estrutura elétrica e hidráulica condenadas, o telhado avariado e uma série de outros problemas que necessitam ser resolvidos”, disse Zinn.
A Fundação solicitou à Secretaria da Educação a construção de uma solução para a situação da instituição de ensino no sentido de viabilizar o começo das obras, já que existe um recurso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 10 milhões, destinado especificamente para a reforma daquele espaço. “Não existe a possibilidade de fechamento da Escola Aberta, que é um projeto que dá certo. O que está em andamento é um projeto de reforma do prédio e de construção de um centro para a juventude no local”, explicou a secretária Iara Wortmann.
Zinn destacou ainda a importância do investimento na melhoria das instalações do Ceconp tendo em vista que o prédio está localizado estrategicamente a poucos metros de onde estão situadas quatro outras unidades da Fase (Casef, CSE, Case POA I e Case POA II). Sua proximidade física é determinante para que a expansão das atividades de ensino e profissionalização ocorram naquele prédio, onde serão atendidos, além dos internos, inclusive jovens que estejam cumprindo medida em meio aberto.
Após a reforma, também será transferida para o prédio do Ceconp a Escola Estadual Tom Jobim, que é responsável pela formação estudantil de todos os adolescentes das quatro unidades do Complexo Cruzeiro.
O evento também reuniu estudantes, professores, a secretaria-adjunta da Educação, Iara Wortmann, deputados e representantes do Poder Judiciário.
Texto: Marcelo Vaz/ Ascom Fase
Edição: Léa Aragón/ Secom